Jornal Repercussão Vale do Sinos
  • Cidades
    • Araricá
    • Campo Bom
    • Nova Hartz
    • Sapiranga
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online

    Guia Veículos 2022

    Edição 481

    Edição 480

    Edição 479

    Vales Sustentáveis – 7ª Edição

    Edição 478

    Edição 477

    Edição 476

    Edição 475

  • O Jornal
    • Informações
    • Onde Encontrar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Repercussão Vale do Sinos
  • Cidades
    • Araricá
    • Campo Bom
    • Nova Hartz
    • Sapiranga
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online

    Guia Veículos 2022

    Edição 481

    Edição 480

    Edição 479

    Vales Sustentáveis – 7ª Edição

    Edição 478

    Edição 477

    Edição 476

    Edição 475

  • O Jornal
    • Informações
    • Onde Encontrar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Repercussão
Sem resultados
Ver todos os resultados

Uso facultativo de simuladores em CFC’s no Rio Grande do Sul é mantido pelo TRF4

Pedido para a volta da obrigatoriedade foi negado por unanimidade pelos desembagadores; desde 2019, o uso é opcional

Redação por Redação
09/06/2022 - 13:26
em Dia a dia
Segundo aluna, o uso do equipamento é diferente da experiência real
Foto: Lilian Moraes

Segundo aluna, o uso do equipamento é diferente da experiência real Foto: Lilian Moraes

0
compartilhamentos
348
visualizações
CompartilharCompartilhar

Em julgamento realizado no dia 31 de maio, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) desobrigou o uso de simuladores de direção nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) em todo o Rio Grande do Sul.

 

O recurso do Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores e Auto e Moto Escolas do estado do RS foi negado, por unanimidade, pelos desembargadores.
Em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aplicou a obrigatoriedade do uso dos simuladores no Brasil e, anos mais tarde, em 2019, tornou opcional o uso do equipamento. Uma ação, naquele ano, pedia a anulação da Resolução 778/2019 do Contran. A 6ª Vara Federal de Porto Alegre julgou improcedente o pedido e a autora apelou ao tribunal.
Conforme o sindicato, a resolução que tornou o uso dos simuladores facultativo ofende aos princípios do contraditório e do devido processo legal.
O Departamento de Trânsito no Rio Grande do Sul (Detran/RS) cita que eventuais mudanças no processo de expedição do documento serão divulgadas amplamente. O processo no TRF4 tem como réu a União e cabe recurso dos embargos de declaração.

“Não se vislumbra a ilegalidade no ponto”

Conforme o relator, desembargador federal Rogerio Favreto, além do CONTRAN ter competência para modificar as exigências para a habilitação, a Resolução foi precedida de Nota Técnica explicando as motivações da mudança. “Não se vislumbra a ilegalidade no ponto”, observa.
“Ao editar a Resolução nº 778/2019 e proceder às alterações relativas ao uso dos simuladores na formação de condutores para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, na categoria ‘B’, o CONTRAN utilizou-se de seu poder de normatização dos procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação expedição de documentos de condutores e registro e licenciamento de veículos”, observou o magistrado.
A opinião de quem está em processo de habilitação sobre o uso de simuladores é, em sua maior parte, negativa.

Opinião sobre o simulador de quem faz a CNH

Ariane Flores, pedagoga. “Para mim não foi muito útil, pois quando peguei o carro foi um realidade bem diferente do que foi passado no simulador, além de ser pouco tempo por aula.”

Marina Werb, estudante. “O simulador tem o objetivo de mostrar para os novos condutores a simulação de um carro no trânsito real do dia a dia, mas na minha experiência, ele não me ajudou muito. Tive a noção mesmo, quando fui fazer as aulas práticas com o instrutor. Acredito que esse valor, que não é barato, poderia ser investido em outras coisas.”

CNH no RS é a mais cara do Brasil

Após pesquisa sobre os regulamentos e leis de teste de direção nos 193 países, a empresa britânica Zuto Car Finance conclui que o Brasil possui a oitava CNH mais cara do mundo.
Além dos dados analisados serem de variadas fontes, incluindo sites do Departamento de Transporte do governo de cada país, a empresa analisou aspectos diferentes da certificação de direção, o custo dos testes, taxas para tirar a habilitação, idade mínima aceita e a natureza dos exames médicos, teóricos e práticos exigidos.
Em fevereiro deste ano houve um reajuste de 10,42% das taxas de cobrança do Detran/RS. Com isso, os gaúchos tiveram um aumento de R$256,16 para tirar a CNH categoria B – condução de carros de passeio.
Custando R$ 2.714,52, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que possui o processo mais caro para tirar a primeira habilitação.

  • Desenvolvimento de sites
Tags: CFCRio Grande do Sul
CompartilharEnviar
Notícia Anterior

Sapiranga abre inscrições para Curso de Especialização em Artes da UAB/UFPel

Próxima Notícia

Cidades dos Vales do Sinos e Paranhana criam 3,4 mil empregos de janeiro a abril

Redação

Redação

O Grupo Repercussão é uma empresa de comunicação fundada no dia 07 de fevereiro de 2013, que traz consigo a marca da credibilidade, responsabilidade social e ética.

  • Cidades
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online
  • O Jornal

Jornal Repercussão - Criação Web Tchê Digital

  • Cidades
    • Araricá
    • Campo Bom
    • Nova Hartz
    • Sapiranga
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online
  • O Jornal
    • Informações
    • Onde Encontrar

Jornal Repercussão - Criação Web Tchê Digital

x
x
×