Dia a dia Merece destaque

Unisinos consolida modelo inovador de graduação para 21 cursos de bacharelado


  •   
  •  

Região – A Unisinos, com o conceito “Reprograme o curso da sua vida”, passa a propor ao aluno a construção do seu caminho acadêmico. A Universidade, em mais um passo dentro do seu planejamento estratégico dos próximos quatro anos, reuniu cerca de 200 participantes — entre professores, alunos e profissionais — em uma abordagem imersiva, colaborativa e cocriativa, resultando na criação de um modelo contemporâneo de graduação, apresentado pelo conceito “Reprograme o curso da sua vida”.

A intenção é permitir ao estudante construir a jornada acadêmica de acordo com seu propósito de vida e com os desafios que o futuro apresentará. Ao todo, 21 cursos do bacharelado serão impactados já no primeiro semestre de 2019.



Sustentado por três pilares — propósito, descobertas em relação ao projeto de vida do aluno; experiência, vivências ao longo do curso que permite testar caminhos para construir a carreira; e empregabilidade, desenvolvimento de competências que certificam o aluno para entrar logo no mercado —, o modelo reforça o DNA Jesuíta, que tem tradição em desenvolvimento pessoal e profissional, conectando o aluno ao seu projeto de vida.

A graduação seguirá uma proposta iniciada com a Unisinos LAB: a de possibilitar que o aluno crie o seu percurso formativo. Para que isso aconteça, o currículo dos cursos será pensado de modo horizontal e dinâmico, e não mais vertical e linear.


Antes mesmo de finalizar a graduação, o aluno poderá fazer escolhas com relação à sua carreira, escolhendo uma trilha de acordo com seus interesses. Na reta final do curso, ele poderá optar entre: Internacionalização, para concluir a vivência acadêmica com uma experiência internacional; Mestrado, para iniciar a pós-graduação e se aprofundar na pesquisa; Empreendedorismo, para desenvolver um projeto inovador, como a criação de uma startup; Inovação Social, para propor uma iniciativa para transformar a sociedade, ou Específica do Curso, para continuar experimentando e fazer uma interlocução entre as trilhas, escolhendo as atividades que considerar mais interessantes, ou para se aprofundar em uma área de interesse específica.

Durante toda a graduação, o aluno contará com a mentoria de professores para acompanhá-lo em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, os bacharelados também oferecerão certificações progressivas, relacionadas a conhecimentos específicos.

Dessa forma, a Unisinos propõe uma renovação no modelo de aprendizagem, uma provocação para colocar o aluno e seu projeto de vida no centro de uma nova forma de aprender, pensar e gerar conhecimento, pressupondo novas conexões entre os componentes da vida universitária, uma formação flexível que se constitui a partir de novas relações entre a sociedade, o campus, a sala de aula, o conhecimento científico, a tecnologia, e, especialmente, os protagonistas: alunos.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 19
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse