Secretarias de Educação avaliam a validade e retorno do projeto Repercussão na Escola

 Região – Virou um hábito entre os estudantes e professores de Sapiranga, Parobé e Igrejinha, todas as quintas-feiras pela manhã, a leitura do Jornal Repercussão em sala de aula. Estes municípios integram o projeto Repercussão na Escola, iniciativa liderada pelo Grupo Repercussão em parceria com as três secretarias de Educação e que envolve mais de 2.500 alunos diretamente.

Semanalmente, em Sapiranga, de acordo com uma escala da Secretaria Municipal da Educação (SMED), turmas do 4º, 5º e 6º ano recebem nas escolas, desde abril, um exemplar do jornal. Com a edição em mãos, professores utilizam as notícias produzidas pela equipe de jornalismo para trabalhar conteúdos da própria estrutura curricular e pedagógica das redes municipais de educação.

Em 2021, os municípios de Parobé e Igrejinha também contrataram o projeto, aumentando a capilaridade das ações de educomunicação oportunizadas pela ação. Enquanto que em Parobé o projeto contempla estudantes do 6º ano, em Igrejinha, o projeto engloba o 9º ano.

Rompe fronteiras

O total de estudantes integrados ao projeto atinge 2.500 alunos, mas o número indiretamente é bem maior. Logo após o recebimento dos exemplares na escola e a realização dos trabalhos pedagógicos, os estudantes levam o exemplar para casa, proporcionando que os pais e familiares também leiam o Repercussão.

Ação tem viés pedagógico importante

O projeto Repercussão na Escola, além de ser uma ferramenta que contribui com o aprendizado dos estudantes, também fortalece o ensino, pois através da leitura das reportagens, os estudantes trabalham ortografia, gêneros textuais, classes gramaticais e outras nuances da Língua Portuguesa.

Quando solicitado por professoras/professores das redes municipais, um jornalista do Repercussão desenvolve uma oficina de educomunicação com turmas integrantes do projeto. Em uma oficina leve, são apresentados os desafios da construção da edição semanal do Repercussão, a celeridade que o jornalismo on-line impõe aos membros da redação, e ainda, como é produzido uma reportagem seja para o jornal ou para o Repercussão Notícias, que é um dos programas da TV Repercussão.

Neste ano de 2021, ainda está previsto a realização em Sapiranga, Parobé e Igrejinha da Copa Repercussão na Escola, em data a ser agendada. Desde 2014, o projeto já contemplou mais de 8.500 estudantes em uma ação exclusiva do Grupo Repercussão, que inscreveu o projeto, em 2015, no Ministério da Cultura/Biblioteca Nacional.

Secretarias de educação destacam o projeto

 

Cristiane San Martin, de Igrejinha
“O projeto Repercussão na Escola é mais uma ferramenta pedagógica, que utiliza o jornal em sala de aula com o objetivo de promover uma leitura mais crítica relacionada a realidade dos problemas sociais do mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal na sala de aula enriquece o vocabulário, melhora o raciocínio lógico, amplia as informações, forma opiniões e ideias. Traz uma visão aberta e atualizada da sociedade em que está inserido, mostrando as necessidades reais”.

Joana D’arc Wittman, de Parobé
“Em tempos de interatividade, celular, internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa fácil, mas a SECTEL entende como fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. O acesso ao Jornal Repercussão na sala de aula vem como um estímulo ao prazer de ler, vinculado à realidade local”.

Cláudia Kichler, de Sapiranga
“O projeto Repercussão na Escola tem sido mais um eficiente recurso pedagógico no fomento do interesse pela leitura, possibilitando a utilização da mídia escrita como elemento propulsor para a potencialização do aprendizado, além de desenvolver a criticidade na interpretação dos textos e a compreensão de fatos e a sua significação no contexto social do aluno”.