Sapiranga integra mobilização nacional pela regularização do cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Sapiranga – Na tarde da sexta-feira, dia 26 de abril, Sapiranga integrou uma rede de mobilização nacional em defesa do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.

O ato foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social do município, e contou com a participação de profissionais da área e usuários de programas de atendimento do SUAS.

A ação foi uma convocação do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS/RS), em função dos constantes atrasos nos repasses dos recursos federais para os serviços socioassistenciais, inclusive com a possibilidade do encerramento das atividades dos CRAS e CREAS, caso não aconteça a normalização dos repasses dos recursos federais e estaduais, para a manutenção dos serviços e equipamentos, no pagamento das equipes de referências como: assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, entre outros. “É fundamental que a comunidade tenha conhecimento sobre a real situação do financiamento do SUAS, o que tem causado impacto financeiro muito grande para a secretaria, inclusive prejudicando a comunidade”, enfatiza o secretário municipal de Assistência Social, Adriano de Oliveira.

Valor devido de recursos passou de R$ 700 mil

Andrisa Bloss, diretora de Assistência Social de Sapiranga explica que o valor devido dos recursos para os serviços e programas do Município como CRAS, SCFV, CREAS, CASF, habilitação/reabilitação PCD, gestão SUAS e gestão PF, já ultrapassa o valor de R$ 768 mil.

Falta de repasses preocupa secretário Adriano Oliveira

O secretário municipal de assistência Social, Adriano de Oliveira, revela que tem preocupação com a situação, que pode interferir no funcionamento de muitos serviços importantes. ”Nós estamos bem preocupados com esse problema, afinal são muitas pessoas que precisam desse atendimento e todos estamos receosos, para que isso não acarrete no fim da oferta de alguns serviços”, esclarece. Oliveira explica que o ato serviu para sensibilizar as autoridades quanto a gravidade da situação. “Chamamos a comunidade que utiliza os serviços para participarem do ato com o objetivo de sensibilizar as autoridades quanto a gravidade que está o atraso nos repasses”, enfatizou Oliveira. Ainda segundo o secretário, os serviços em Sapiranga não foram afetados devido ao aporte realizado pela Administração Municipal.

Fonte: PMS

Fotos: Divulgação