Sapiranga está entre as três cidades do RS com maior índice de ‘reemprego’

Fotos: Divulgação

Por Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga é destaque no ranking de ‘reemprego’ desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que administra o Sistema S – Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Conforme os índices presentes no mapeamento, que teve como base de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade fica atrás apenas de Vacaria e Gramado em todo o Estado, ocupando a 12ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros. O levantamento detalha as cidades com maior taxa de expansão do mercado de trabalho com carteira assinada entre junho de 2020 e fevereiro de 2022, levando em conta o período de maior retração em função da pandemia.

Segundo a apuração, Sapiranga apresenta resultados significativos quanto à recontratação de pessoas em empregos formais, visto que os índices levam em consideração os números referentes à admissões e demissões neste período de 20 meses. Com elevado potencial na área da Indústria, principalmente coureiro-calçadista, Sapiranga aumentou em 25% a oferta de empregos neste período, com a criação de 4.152 postos de trabalho e um saldo positivo de 122 vagas desde o início da pandemia.

Conforme o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della dos Santos, a recontratação aos postos de trabalho se dá em função de mão de obra qualificada encontrada na cidade. “Sapiranguenses que nos primeiros meses de pandemia acabaram perdendo seus empregos foram rapidamente recontratados. A cidade é produtora de sapatos de qualidade e hoje vemos uma indústria calçadista com produção a mil para atender todo o País, além da exportação”, explicou.

O suporte que a Administração Municipal tem dado às empresas da cidade também é um fator determinante para essa colocação no ranking do reemprego. “Somos uma das cidades do RS que mais gera empregos, principalmente na área da Indústria. Incentivos são essenciais para empreendedores que buscam nossa cidade para colocar em prática o seu negócio. Além disso, trabalhamos para que nossas empresas possam se desenvolver, criando mais oportunidades e assim movimentando a economia local”, destacou a prefeita Carina Nath.