Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga adotou neste ano letivo um novo processo de escolha das gestões das escolas municipais, tanto de ensino fundamental, quanto infantil. Os novos 33 diretores, com seus vices, serão definidos em um processo com quatro etapas. A primeira delas aconteceu domingo (10), na escola Pastor Rodolfo Saenger, com a prova escrita e redação. Foram cerca de 50 candidatos que passaram pela avaliação no turno da manhã.
A supervisora pedagógica da Secretaria de Educação e integrante da comissão, Ana Lucia Silveira, explica o motivo da mudança no sistema de escolha. “Todos os municípios brasileiros tiveram que fazer adaptações de desenvolvimento de gestão escolar, em função da legislação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), lei adulterada em 2021 e que colocou condicionalidades para que os municípios continuem recebendo recurso e a complementação de valor por aluno”, disse ela.
Todos os critérios adotados
Uma das condicionalidades para o recebimento de recursos é sobre o gestor escolar, que deve ser por mérito de desempenho. Até então, a nova direção em Sapiranga era escolhida pela comunidade escolar. “A partir da nova legislação, nos adaptamos, tanto no Plano Nacional de Educação quanto no Fundeb. Solicita-se a avaliação de mérito desempenho, e/ou participação da comunidade escolar. Nós, enquanto município, optamos por atender todos os critérios”, conta Ana Lucia. “Decidimos que seria importante manter a participação da comunidade, que já era uma conquista, e é cada vez mais necessário que participem das decisões da escola”, finaliza.
QUATRO ETAPAS
Após a primeira etapa, que foi a prova com cerca de 50 candidatos, acontecerá a assembleia de pais e comunidade escolar para a escolha. “Os candidatos precisam apresentar plano de ação para, então, ocorrer o processo de seleção das novas gestões”. A terceira etapa é a entrega de documentação e a lista tríplice de indicação de vice. A última fase é a formação em gestão escolar do grupo e definição dos vices, feita pela prefeitura.
Secretária opina
A secretária de Educação, Cláudia Kichler, cita os benefícios com a mudança. “Esse é um novo processo que acreditamos ser bom. Tem alguns critérios, como das provas, que eles (novos diretores) precisam saber. Para fazer a gestão de uma escola é preciso ter noção de tudo que isso inclui. Depois da prova, temos também a participação da comunidade, que escolhe, e mais o curso de gestão. Ficou bom, quem for da nova gestão, vai ser um profissional qualificado”.