Restauro da igreja Redentor em Nova Hartz é divulgado

Proposta | Construção de anexo junto à igreja entre as sugestões

Nova Hartz – O projeto executivo de restauro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) Redentor, na comunidade de Padre Eterno, em Morro Canudos, foi apresentado à comunidade e trouxe novidades. Conforme a arquiteta Enilda Miceli, da empresa ReLEITTURA Arquitetura & Restauro, de Porto Alegre, todas as patologias, como fissuras e erosões, foram diagnosticadas durante os últimos meses e integram o plano de ação para o restauro do templo.
Durante a apresentação do projeto para os moradores e o Conselho do Patrimônio Cultural (Compac) na semana que passou, Enilda demonstrou preocupação com uma das paredes da igreja, que está prestes a cair. A especialista em restauro cogita até escorar a parede para impedir a queda. “A fundação exige atenção. Será necessário reconstruir todo o telhado da igreja. Nossa intenção é reaproveitar as madeiras que ainda possuírem condições de uso. Outras serão emendadas com técnicas de marcenaria”, explica a arquiteta.
Não há prazo para o início da restauração, que deve iniciar até o final de 2015.
Trabalho minucioso
 – Enilda Miceli explica que o trabalho de restauração exige mais tempo do que uma obra normal.
 – Todo o telhado da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Redentor, na comunidade de Padre Eterno, em Morro Canudos, será refeito. “Vamos lavar as telhas e depois faremos a seleção das que apresentam boas condições de uso”, explica Enilda.
– As janelas da igreja Redentor (mais de quatro) serão todas aproveitadas. “Mas, antes, serão restauradas”, informa Enilda.
– Entre as propostas que estão em estudo pela Prefeitura e o grupo técnico que acompanha a obra, está a de criar um canteiro-escola, envolvendo a comunidade.
– “É uma forma de treinar mão de obra com baixo custo e de capacitar profissionais para o restauro. Esta não é uma proposta muito corriqueira aqui no Estado”, revela Enilda.