Postos de saúde de Campo Bom ganham reforço de acadêmicos de medicina

Acadêmicas do curso de medicina da insituição aplicam técnicas na rede pública de Campo Bom Foto: Reprodução

Campo Bom – Um grupo de 70 acadêmicos dos cursos de medicina e de enfermagem da Universidade Feevale estão desempenhando aulas práticas na rede pública de saúde do município. Ao todo, são cerca de 70 jovens que estão ganhando a oportunidade através do convênio da Prefeitura com a instituição e que foi levado para, praticamente, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Além de acompanhar consultas e a rotina diária dos profissionais nas unidades, eles percorrem os bairros auxiliando os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas visitas domiciliares. A secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, avalia que parcerias como essa resultam na qualificação cada vez melhor do atendimento. “A participação dos estudantes na saúde pública de Campo Bom é extremamente importante porque traz o conhecimento do saber da universidade para a prática do dia a dia”, destaca ela, lembrando que além dos professores universitários, as próprias equipes das unidades de saúde se envolvem no papel de monitorar e acompanhar os estudantes.

 

“Quando chegamos aqui na unidade fomos muito bem recebidos e os pacientes nos acolheram com muita gentileza, estão sendo muito colaborativos nas consultas”, conta Maiara Copatti, 23 anos, aluna do 5º semestre do curso. Segundo ela, praticar o aprendizado na rede de saúde como a de Campo Bom será uma ótima experiência. “É uma bagagem de conhecimento muito significativa para mim e meus colegas” relata ela, que está praticando o conteúdo das aulas da disciplina de ginecologia e obstetrícia no Centro Materno Infantil.

Outros acadêmicos do 3º, 5º e 7º semestres da graduação estão trabalhando nas unidades do Firenze, Rio Branco e Santa Lúcia. Também há acadêmicos de medicina no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviços de Atenção Especializada onde as aulas práticas iniciaram na última quarta-feira, dia 4.

Além da medicina, a prefeitura também mantém com a universidade Feevale parceria para aulas práticas de alunos do curso de enfermagem.

Curso de enfermagem presente

São 45 acadêmicos também monitorados por seus professores que atendem a comunidade nas unidades dos bairros Aurora, Porto Blos, 25 de Julho e também no Centro Materno Infantil. Segundo a professora Cátia Aguiar Lenz, uma das que acompanha a rotina dos alunos, além da acolhida que o grupo recebeu dos pacientes, a estrutura da rede de Campo Bom é um diferencial. “Estamos muito felizes em atuar na Atenção Primária no Munícipio de Campo Bom, pois conseguimos prestar uma assistência integral à criança e realizar os encaminhamentos necessários através dos recursos da rede”, elogia ela que leciona a disciplina de Prática Supervisionada de Enfermagem na Saúde da Criança.

Por sua vez, Sapiranga, entre agosto e outubro, acolheu sete acadêmicos do curso de enfermagem que efetuaram estágio curricular II na Unidade Básica de Saúde do Amaral Ribeiro. A Secretaria de Saúde de Sapiranga informou que o estágio integra a grade curricular do 8º semestre e busca proporcionar o aprendizado no contexto da Saúde da Mulher.