Pedras e revestimentos

Decoração | Pedras decorativas em paredes garantem beleza ao ambiente

Por Márcia Wingert e Munique Lipp, arquitetas
Há quem acredite que as pedras usadas de forma decorativas foram inovação desse boom modernista dos últimos sete anos. Porém, se prestarmos atenção ao andar pela nossa cidade, percebemos que elas são muito anteriores a isto e já eram utilizadas de forma complementar às fachadas mais antigas.
Hoje, com o crescente uso, a gama de opções de pedras e revestimentos só cresce. As pedras naturais receberam acabamentos e tamanhos diferenciados e também surgiram as importadas e as fabricadas, como os cimentícios.
A escolha de cada tipo de rocha dependerá de vários fatores: se a utilização é  interna ou externa, piso ou parede, características de uso, resistência à abrasão, insolação, chuva, névoa, trânsito de pedestres e de veículos.
A mais tradicional pedra utilizada em revestimento  é palito de caxambu, que pode ser encontrada com acabamentos retificados. Ela está dando lugar a outras, como o arenito, pedra ferrugem ou até mesmo tijolos maciços. Para revestimento interno ou piso, a pedra portuguesa é uma bela opção, apesar de exigir uma mão-de-obra especializada.
Outra pedra que está sendo muito utilizada, por seu valor competitivo, é a Miracema (também conhecida como Pedra Madeira), que apresenta diferentes tonalidades: cinza, branca, verde e rosa  e pode ser aplicada tanto nas paredes quanto no piso.   Ela possui uma fácil instalação e manutenção simples. O acabamento pode ser almofadado, que destaca seu relevo, ou normal.
Cautela e busca por informações é fundamental
É preciso muita cautela quando a intenção for substituir as pedras por porcelanatos. Embora as indústrias estejam criando peças cada vez melhores, na maior parte delas as arestas ficam aparentes (aparece o rejunte)  e então se percebe que foi usada uma imitação. Então, se a intenção for economizar, sugerimos substituir a pedra por uma pintura  de  cor mais forte, pois se consegue o destaque  do volume sem o investimento da pedra.
Já quando o assunto é pedras fabricadas, a coisa muda de figura. Marcas como eccostone, com tecnologia americana, fabricam pedras idênticas às naturais, com a vantagem de pesarem 40% menos. Elas são sofisticadas e elegantes, fabricadas em  várias cores e formatos.
Independente da escolha, é importante se informar com o fabricante ou vendedor sobre a forma correta de aplicação, a forma de proteção contra umidade e forma de manutenção. Esses cuidados vão garantir vida longa ao revestimento e vão valorizar e destacar os espaços.