Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga iniciou na última sexta-feira (7), o período de implantação de um novo sistema de gestão integrada.
O objetivo dessa alteração é proporcionar ao cidadão mais comodidade para fazer as solicitações de maneira virtual e também fazer com que ele tenha acesso ao andamento dos processos sem precisar ir até a Prefeitura.
Através do novo Sistema de Gestão Municipal sistema será possível a disponibilização de serviços digitais como abertura de empresas, abertura de protocolo digital para a solicitação de serviços, seja pelo computador ou smartphone. Também será possível o acesso à emissão de guias de pagamentos e serviços online através do portal da Administração Municipal, dispensando o uso de documentos e papéis, já que tudo ocorrerá digitalmente com a mudança de trâmites internos, que dependiam da necessidade de documentos em papel, passando a ocorrer via sistema.
A implantação desse novo sistema é uma ação que integra outras muitas ações com o intuito de modernizar o atendimento no município. A tecnologia é uma aliada na fluidez do serviço público e na aproximação com a comunidade.
Cidade digital
“Desde o início da gestão, assumimos o compromisso de transformar Sapiranga em uma cidade digital. Esse é mais um investimento em tecnologia que vem para facilitar a vida de cada sapiranguense, qualificando o serviço prestado e desburocratizando processos”, destacou a prefeita Carina Nath.
Planejamento para as mudanças
“Trata-se de uma mudança para o ambiente digital, o cidadão vai sair daquele modelo de solicitação presencial que sempre marcou a Prefeitura”, comenta o gerente de Governança Digital e Inovação, Paulo Kayser Junior. “Esse processo começou em abril de 2021, quando a Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia começou o Programa Sapiranga Integrada, essa migração do sistema era uma das ações previstas, junto com a telefonia voip, que também está quase finalizada. Será realizado um treinamento com os usuários do sistema de gestão “, destaca.
Protocolo presencial está em transição, mas volta a atender normalmente com o novo sistema,
em 19 de outubro
Para realizar essa implantação a Prefeitura de Sapiranga interrompeu na última sexta-feira (7) o acesso público para serviços de protocolo, emissão de guias de IPTU, ISS, taxas, alvará eletrônico, serviço de informação e ouvidoria. O retorno, já com o novo sistema, acontece no dia 19/10 e mantém as mesmas disponibilidades de antes da mudança.
As 8h da manhã o sistema já estará liberado e às 12h30, no horário de funcionamento normal, o protocolo da prefeitura também retorna com abertura de solicitações.
Os sistemas da Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação serão integrados, mas funcionam de maneira independente nesse período. Os pedidos pela Assistência Social, Semape e Secretaria da Agricultura também serão integrados ao novo sistema. Durante o período de migração o serviço de emissão das notas fiscais eletrônicas (nf-e) não será interrompido.