Dia a dia

Municípios da região têm programação intensa pela semana da pessoa com deficiência


  •   
  •  

Região – A Semana da Pessoa com Deficiência acontece em todo o Brasil a partir desta terça-feira, 21, até o dia 28, terça da próxima semana. O objetivo é difundir informações e conscientizar a sociedade sobre a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Em Campo Bom, a abertura da programação ocorreu na segunda-feira, 20, com uma tarde de beleza no Cras Centro. A programação da semana segue com sessão de cinema, música, visita ao museu móvel da PUCRS, palestras e apresentações. Na segunda-feira, dia 27, às 13h30, ocorre a palestra sobre o tema “O Cuidado com o cuidador”, nas dependências dos Cras centro, com o psicólogo Everton Gaide. O evento é voltado para os alunos da APAE e seus familiares.



Em Sapiranga, a programação, do dia 20 ao 24, acontece nas escolas municipais. Dentre as atividades estão hora do conto especial, dentro do tema ‘’Multiplicando conceitos de acessibilidade e inclusão’’, ainda noite de talentos e capacitação para professores. A programação se encerra na sexta-feira, 24, com uma tarde especial na Cabana do Lígia para os alunos do Atendimento Educacional Especializado – AEE. A partir das 13h30 eles poderão participar de oficinas de expressão corporal, artes marciais, pinturas no rosto, brinquedos infláveis e ainda fazer uma foto alusiva ao evento, além do lanche coletivo.

Em Nova Hartz, a programação se estende até o dia 29, com atividades como palestras, oficinas e apresentações culturais. Toda a programação é aberta ao público. No sábado, dia 25, os alunos da Apae terão um Dia da Família, quando um café de integração com as famílias está programado para ocorrer.

Programação completa de Campo Bom:
22/08 – Amostra de talentos promovido pela APAE às 13h30
23/08 – às 13h30 festa na B on club danceteria promovida pela APAE
27/08 – às 13h30 palestra abordando o tema “o cuidado com o cuidador” nas dependências dos CRAS centro com o psicólogo Everton Gaide para alunos da APAE e seus familiares
28/08 – às 13h30 Ida ao a mostra SESI com ciência com o museus da PUCRS de Porto Alegre


Programação completa de Sapiranga:
Todos os dias: Hora do conto especial nas escolas, dentro do tema ”Multiplicando conceitos de acessibilidade e inclusão”.
22/08 – das 13h30 às 16h, alunos do AEE – Atendimento Educacional Especializado poderão curtir a tarde cultural no Centro de Cultura, com apresentações do projeto Danças Folclóricas desenvolvido nas escolas.
22/08 – às 19h, os estudantes sobem ao palco para se apresentarem às famílias, mostrando o que produziram durante o ano em dança e música.
23/08 – dia dedicado aos profissionais de educação do NAEE e AEE. A partir das 8h30, na Cabana Lígia os professores se reunirão em um momento de troca de experiências sobre o tema ”A doçura dos profissionais da educação especial”. Às 14 horas, os professores se reunirão no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, para uma palestra com o tema “Avanços e desafios da Educação Inclusiva e Especial”.
24/08 – tarde especial na Cabana Lígia para os alunos do AEE. A partir das 13h30 eles poderão participar de oficinas de expressão corporal, artes marciais, pinturas no rosto, brinquedos infláveis e ainda fazer uma foto alusiva ao evento, além do lanche coletivo.

Programação completa de Nova Hartz:
21/08 – Terça-feira
18h na Câmara de Vereadores – Plenário Getúlio Vargas: Abertura Oficial.
22/08 – Quarta-feira
Manhã na APAE: O protagonismo das famílias na APAE/ Integração Família, equipe e diretoria – Fisioterapia
Tarde na APAE: Mateada do Grupo das Voluntárias e suas convidadas. Apresentação dos alunos com o instrutor de música Adriano.
23/08 – Quinta-feira
Tarde na APAE: Confraternização alunos do Jiu Jitsu da APAE e alunos do Projeto Social AJJJNHZ com Instrutor Leo e convidados.
24/08 – Sexta-feira
Manhã na Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Jost: Integração da APAE com alunos da Escola Elvira Jost das 9h
às 10h30.
25/08 – Sábado
Manhã na APAE: Dia da Família – Café de integração com as famílias; Roda comunitária com visitantes, pais e responsáveis; Apresentação dos alunos da APAE com o instrutor de música Adriano.
27/08 – Segunda-feira
Tarde no Centro: Caminhada pela Igualdade às 14h no centro da cidade, organizada pelo NAE.
28/08 – Terça-feira
Tarde em Montenegro: Baile do 11º Conselho das APAE’s em Montenegro.
Manhã e Tarde nas Escolas Municipais: Atividades alusivas ao tema.
Noite no Espaço Cultural Pastor Wartenberg: Para todas as famílias, Palestra: ”O menino que não via amigos” e apresentação do livro da Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga, Pâmela Pschichhelz. Mesa redonda de debates com autora, profissionais da rede de Assistência Social, NAE, CRAS e APAE.
29/08 – Quarta-feira
Tarde na APAE: Roda de conversas- Fisioterapeuta, Equipe da APAE, NAE e famílias.

Foto: Fernanda Hescher. Legenda: Tarde de beleza, no Cras Centro, em Campo Bom

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 62
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse