Instalação do elevador no prédio da Câmara em Sapiranga segue sem data para acontecer

Sapiranga – A promessa de melhorar a acessibilidade no prédio da Câmara de Vereadores de Sapiranga , através da instalação de um elevador, segue no papel. Isso porque o processo licitatório iniciado no ano passado, com a finalidade de contratar serviços especializados para a execução da obra de instalação da caixa do elevador (já adquirida em 2017, via licitação, por R$79.000,00) e estrutura de enclausuramento, vem ocorrendo sem sucesso.

A primeira sessão de abertura das propostas e documentos de habilitação das empresas, segundo a Assessoria Jurídica e Comissão de Licitação da Câmara, ocorreu em 29 de novembro do ano passado, mas o processo precisou ser suspenso em razão de ter havido o envio de documentos por apenas uma empresa. Visando aumentar o número de participantes e apresentar uma proposta mais vantajosa à Câmara, uma nova data foi divulgada para o recebimento dos documentos. Assim, no dia 12 de dezembro ocorreu outra sessão, em que duas empresas se apresentaram. “Entretanto, uma restou inabilitada, por falta de documentos, e a outra foi desclassificada, por apresentar um valor muito superior ao valor orçado no projeto básico”, explicou o posicionamento enviado à redação. Considerando a falta de êxito no processo, a Comissão de Licitação solicitou então a revisão do projeto básico, o qual ainda aguarda atualização de orçamento para que, mais uma vez, possa receber interessados em participar do certame.

Próximas semanas devem trazer novidades ao processo de instalação do equipamento

A previsão da Comissão de Licitações é de que nas próximas semanas ocorra a divulgação da data da próxima sessão, que ocorrerá na Câmara de Vereadores. Importante lembrar que todas as licitações são publicadas no próprio site da Câmara de Vereadores e podem ser consultadas pela comunidade. “A Câmara de Vereadores, visando a acessibilidade, vem fazendo um esforço para tornar realidade o sonho de ter um elevador no prédio, possibilitando que minimizem as dificuldades para as pessoas com alguma necessidade especial acessarem os Gabinetes e Secretaria. Estamos tendo o apoio técnico da Prefeitura junto à Comissão de Licitação da Casa para que este projeto vire realidade. Empenharemos o máximo de esforços para que, ainda este ano, o elevador esteja instalado no prédio da Câmara”, declarou a presidente do legislativo sapiranguense, Olivia Steigleder.

Relembre o árduo caminho

Em novembro do ano passado, a perspectiva era de que as obras iniciariam rapidamente na Câmara de Vereadores de Sapiranga. Porém, não foi o que aconteceu devido a todos os percalços no processo licitatório, relatados ao lado. Desde 2013, a iniciativa é encaminhada internamente, através de um requerimento do vereador Sandro Seixas (na época, ainda no Progressistas), que deu o primeiro passo para tirar do papel a melhoria na sede do Poder Legislativo sapiranguense.

Elaboração do projeto

Por se tratar de um prédio pertencente à Prefeitura, a equipe técnica da Secretaria de Planejamento prestou todo o apoio técnico para a elaboração do projeto arquitetônico da futura construção. Toda a documentação foi entregue ainda em 2017. Em fevereiro de 2015, o Jornal Repercussão produziu uma reportagem que revelava a apresentação da indicação do vereador, Sandro Seixas (na época no Progressistas) para a construção do elevador. O então presidente da época, Vilmar Machado (PTB) concordou que esta era uma necessidade importante, mas não encaminhou nada do projeto adiante. Em 2017, o ex-presidente José Moura (PP) articulou com a prefeitura a elaboração do projeto. Posteriormente, em 2018, na gestão de Balardin (PTB) a Câmara fez uma licitação e adquiriu por R$ 79.000,00 a caixa do elevador.

Texto e foto: Sabrina Strack