Felipe Laux

Hospital Regional é o caminho
Aos poucos, a união dos prefeitos do Vale do Sinos começa a dar os primeiros resultados e, os recursos para a elaboração do projeto de construção do Hospital Regional, começam a aparecer. Mobilização liderada pelo prefeito de Campo Bom e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Faisal Karam (PMDB, foto), conquistou o apoio na região da prefeita de Sapiranga, Corinha Molling (PP), do arariquense Sergio Machado (PMDB) e do petista Arlem Tasso, de Nova Hartz.
Recursos através da Consulta Popular
Desde o início das assembleias municipais da Participação Popular e Cidadã (PPC) – etapa que antecede a votação em junho da antiga Consulta Popular – cada município vem incluindo a proposta de elaboração do projeto para construção do Hospital Regional como prioritário. Nos quatro municípios (Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz), os moradores disseram sim a proposta.
Em sintonia
O vice-prefeito de Sapiranga, Jairo Renner (PMDB), garante que sua sintonia com a prefeita Corinha Molling (PP) é tão boa que, quando as eleições de outubro chegarem, ele não colocará nenhuma placa em sua casa e nem adesivo em seu carro de nenhum candidato a deputado federal. Renner frisa que, apesar de ser de outra sigla, vai respeitar a candidatura do marido de Corinha na cidade, o deputado federal Renato Molling (PP). 
Delegado sai
Cléber dos Santos Lima, não é mais delegado de Campo Bom. Ele aceitou um convite do comando da Polícia Civil para assumir a Divisão de Investigação de Narcotráfico do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc). Não há definição de quem será o seu substituto. 
Água com…
Ex-prefeito de Araricá, Flávio Foss (PP), usou a tribuna da Câmara e foi enfático: “As obras de água tratada são fundamentais. Há tempos os arariquenses bebem água com cocô”.
PMDB de Nova Hartz já definiu
O vereador e também presidente do PMDB de Nova Hartz, Colombo, disse que o partido já tem candidato a prefeito nas eleições de 2016. A sigla apostará mais uma vez em Edson Trindade, que fez 5.219 votos em 2012, ficando atrás do prefeito eleito, Arlem Tasso, por apenas 172 votos. Colombo acredita na coligação com o PSC, do vereador Pedrinho, e também na parceria com o PROS, do ex-petista Cléo Hendges, vereador mais votado em 2012.   
Enxurrada de indicações
A oposição em Nova Hartz, aliás, tem sido ferrenha em algumas ocasiões. Na sessão de segunda-feira (7) da Câmara, vereadores do PMDB apostaram: quem fizesse menos indicações pagava o churrasco! Pelo jeito, Jairo e Colombo terão que rachar a conta, pois o campeão foi Osmar de Campos, com 24 indicações de melhorias pela cidade, contra 20 de cada um dos seus colegas de partido.
Vereador da base confidenciou a este colunista que a motivação dos peemedebistas está em aparecer “bem na foto” no ranking de atuação dos parlamentares, divulgado a cada semestre pelo Jornal Repercussão.