Famosos e política; resultado das eleições no estado e no país

Foto: Redes Sociais

Região – A política está aliada com o cotidiano. Esta prenuncia tem sido o motivo de figuras conhecidas do nosso dia a dia se apresentarem como candidatos a diversos cargos na política.

Para alguns, essa prática é questionável e representa o abandono da política, onde “qualquer um” pode se candidatar. Para outros, o oposto, significa que aqueles que estiveram envolvidos em determinado meio poderão fazer com que tal segmento se fortaleça, melhorando aquilo que a vivência mostrou ser insuficiente.

Um exemplo prático que exemplifica isso é a eleição do famoso humorista Tiririca, que em 2010 surgiu como um voto de protesto dos eleitores que não concordavam mais com o que estava sendo feito com a política. Neste ano, concorrendo pelo PL, Tiririca segue para o seu quarto mandato como deputado federal, após receber 71.754 votos.

 

RS

No estado, essa prática de famosos migrarem para a carreira política já acontece há algum tempo. Temos como figura ilustrativa o jornalista Lasier Martins, que iniciou sua vida política em 2013, quando se candidatou ao Senado. Na oportunidade, foi eleito e seguirá no cargo até o fim de 2022. Nas eleições deste ano, se lançou a deputado federal pelo Podemos, mas não fará parte do Legislativo, pois recebeu apenas 26.692 votos.

Além de Lasier, outros nomes conhecidos no estado, envolvendo ex-atletas e artistas, se candidataram para deputado federal ou estadual. Confira a lista dos eleitos e dos que ficaram de fora.

Deputado Federal:
Danrlei (PSD) – reeleito;
Carmen Flores (PRTB) – não eleito;
Doga 10 (União Brasil) – não eleito;
Lasier Martins (Podemos) – não eleito;
Marcio Chagas (PSOL) – não eleito;
Preto Ex Goleiro Do Inter (Podemos) – não eleito;
Uh Fabiano (PSDB) – não eleito.

Deputado Estadual:
Gaúcho da Geral (PSD) – reeleito;
Luis Marenco (PDT) – reeleito;
Cesar Oliveira (PSDB) – não eleito;
João Derly (Republicanos) – não eleito;
Marcelo Pitol (União Brasil) – não eleito;
Mano Changes (PSDB) – não eleito;
Paulo Brito (Cidadania) – não eleito.

No país

Ainda tratando de famosos na política, temos alguns nomes conhecidos no futebol que se candidataram, mas poucos obtiveram sucesso. Romário, no Rio de Janeiro, foi reeleito senador pelo PL. No mesmo estado, Bebeto (PSD) e Joel Santana (Pros) não foram eleitos como deputados federais enquanto o sósia Gabigol da Torcida (PTB) não se elegeu para deputado estadual.

No Paraná, os ex-lutador de MMA Wanderlei Silva (Progressistas) também foi para federal e não foi eleito. Além deste, O cantor maranhense Manoel Gomes, que ficou conhecido depois de um vídeo na internet sobre a música Caneta Azul (nome com o qual foi lançado pelo PL), buscou a candidatura como deputado estadual, mas não foi eleito.