Família de heróis com a missão de salvar vidas

Sapiranga – Se o trabalho de um bombeiro é reverenciado, imagine isso multiplicado por quatro. A família Olkoski da Silva, do 2º Comando Regional de Bombeiros de Sapiranga, conhece como ninguém a nobre missão de salvar vidas. 
 Sargento Antônio Carlos da Silva, 46 anos, sendo 24 de serviço, Soldado David Antonio Olkoski da Silva, 27, (7 anos de carreira), além dos recém formados, Guilherme André Oliveira Olkoski da Silva, 21 e Monique Graziela Dorscheid, 26. Pai, filhos e nora, uma família destemida que, assim como os outros profissionais do Comando, colocam sua vida em risco a fim de proteger outras.
Eles não conhecem rotina. Diariamente vivenciam situações que exigem preparo físico e emocional. O Sargento Antônio relata que ser bombeiro é estar preparado. “Temos dois tipos de chamadas. O alarme de ambulância e o alarme de extrema gravidade. Quando esse último toca, sabemos que vidas estão envolvidas. Com 24 anos de serviço, não consigo ficar tranqüilo”.
Os irmãos David e Guilherme conheceram desde cedo a rotina de um bombeiro. O bom exemplo fez com que decidissem seguir os passos do pai. De acordo com o soldado Guilherme, o que mais o atrai na profissão é o fato de poder ajudar as pessoas. “Sei que todas as vezes que toca a sirene, estou indo ajudar alguém”, explica. Já Monique, que é uma das únicas mulheres na corporação, sempre admirou o trabalho, porém só decidiu seguir carreira depois de casar com o soldado Olkoski (David).
Sobre os riscos eminentes, Monique é sucinta ao afirmar que todas as profissões envolvem riscos. O marido afirma que com os treinamentos e equipamentos de proteção, as situações de perigo são minimizadas.
Rotina variada
Salvar vidas, prevenir e combater incêndios, atender acidentes, realizar vistorias em prédios, serviços de emergência médica. É intenso o dia a dia dos bombeiros. 
De acordo com o Sargento Antônio, a quantidade de ocorrências depende muito das condições climáticas. Em dias de chuvas, por exemplo, o trabalho aumenta consideravelmente. Ele lembra que “pelo predomínio do setor calçadista na região, em semanas de pagamento, nos horários de entrada e saída de empresas, os acidentes de trânsito se intensificam.”
Trabalho regional
A Unidade de Sapiranga foi fundada em 08/11/1989. O 3º Sub Grupamento atende: Sapiranga, Araricá, Nova Hartz, Taquara, Três Coroas, Igrejinha, Rolante e Riozinho.
Segundo o Major Falcão, recentemente, 29 militares se formaram em curso na base de Sapiranga, sendo que 14 destes ficaram na corporação local. Com isso, o efetivo do Corpo de Bombeiros do município aumentou em 40%. 
O Dia do Bombeiro foi comemorado em 2 de julho, com programação especial  para homenagear a classe de profissionais dedicados e corajosos.