Dia a dia

Faltam somente placas para cancela operar no Morro Ferrabraz

SENAC Novo Hamburgo

SENAC Novo Hamburgo

  •   
  •  

Sapiranga – A cancela para conter o acesso ao Morro Ferrabraz durante a noite, em Sapiranga, já está instalada. A instalação, sob responsabilidade da Associação Gaúcha de Vôo Livre (AGVL), foi finalizada na primeira quinzena de junho, mas, por enquanto, não há previsão para início do funcionamento efetivo do horário de abertura e fechamento do portão. “A instalação da cancela já está concluída e também a parte do processo de instalação da vigilância eletrônica já está pronta – que complementamos no projeto para dar mais segurança e acompanhamento do fluxo de pessoas”, explicou Gustavo Grings, membro da diretoria da AGLV.

Ainda é necessária a instalação das placas informativas, por parte da Prefeitura, com os horários de abertura e fechamento do acesso. Conforme a diretoria da AGVL, a Prefeitura informou que as placas estão em processo de licitação. Através da assessoria de comunicação da Prefeitura, a reportagem do Repercussão foi informada que as placas ainda não estão sendo produzidas e, por enquanto, não há previsão para a instalação das mesmas.


Guilherme Pilger

Grings afirmou que não está sendo barrado o acesso noturno. “O processo de fechamento noturno será a partir do momento que as placas estiverem instaladas, orientando o público, para evitar qualquer tipo de falha de comunicação”, destacou.

Cancela terá sistema motorizado

A cancela já está totalmente instalada, mas ela ainda receberá melhorias. Serão fixadas orientações também no portão e a partir do momento que estiver funcionando de fato – após a instalação das placas – será instalado um motor para o funcionamento eletrônico da cancela. “Já temos a espera para fazermos a instalação de um sistema de motorização, só não vamos fazer a instalação deste motor de imediato. Vamos deixar a operacionalização de abertura e fechamento iniciar, mas já temos tudo quitado e montado”, ressaltou Grings.

Portão busca conter vandalismo

Desde o término efetivo da instalação da cancela no Ferrabraz dúvidas surgiram sobre a possível cobrança para acesso ao Morro. Conforme a diretoria da Associação em nenhum momento foi cogitada a cobrança de acesso. O portão é somente para garantir a preservação do local. “Em nenhum momento foi pautada a questão de taxas ou cobranças para acesso. O objetivo do portão tem foco estritamente na questão de preservação do próprio Ferrabraz e de gestão de acessos, bem como, minimizar os vandalismos. Sabemos que o portão não vai solucionar, mas é um ponto de partida. Outras medidas serão desenvolvidas para reverter este cenário. Ao mesmo tempo será possível gerar infraestrutura”, salientou.

A partir do momento que houver resultados positivos, pós-instalação da cancela, a AGVL planeja realizar obras de infraestrutura no local. “A longo prazo queremos ter uma infraestrutura adequada para os visitantes, quando será estudada uma fonte de renda para manter este espaço. No entanto, não será cobrado a entrada de sapiranguenses. Mas isso é um assunto a ser abordado mais adiante”, comentou membro da diretoria da AGVL.

Texto: Bruna Bertoldi               Fotografia: Deivis Luz

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 264
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse