Estudantes da Érico vivenciam prática jornalística em Sapiranga

Sapiranga – Para proporcionar uma integração entre o conteúdo apresentado em sala de aula com a experiência prática, a professora de Português/Inglês da Escola Municipal Érico Veríssimo, no bairro Oeste, Andrea Silva, oportunizou um momento diferenciado para duas turmas do sexto ano. Após trabalhar os elementos do discurso jornalístico com os adolescentes, a professora oportunizou o acesso ao Jornal Repercussão, possibilitando aos estudantes trabalhar a leitura e a recriação de notícias.

Mas, a meta da professora era mesmo proporcionar aos estudantes a experiência de criar o próprio veículo de comunicação. “Pensei em criar um jornal interno com assuntos e temas da própria escola. Estruturamos seções (que no vocabulário jornalístico é chamado de editorias), entrevistas com professores(as), estudantes destaques, eventos da escola, seção de esporte entre outros temas”, narrou a professora Andrea, que foi a grande entusiasta da proposta.

Como forma de apresentar detalhes da rotina dos profissionais da imprensa, o jornalista e sócio-fundador do Repercussão, Deivis Luz, narrou para os jovens os desafios do mercado, profissão e tirou diversas dúvidas dos estudantes. “Estes encontros são excelentes momentos para mostrar o processo de construção de uma notícia, além de integrar a sala de aula, a imprensa, professores e estudantes”, avalia Luz.

Turma da tarde aprendeu sobre a prática em meio a diversão

Na prática

Um dos pontos principais para a construção de uma notícia é a entrevista. É neste momento que o profissional coleta os dados para ancorar o seu texto através de um ou mais contatos. “Em uma oficina prática e atrativa, dividimos os estudantes em grupos e proporcionamos aos estudantes entrevistarem o próprio colega, como se eles fossem os repórteres. Esse processo, com o uso da tecnologia, torna a proposta mais atrativa, trabalha a oratória/narrativa e o resultado sempre é benéfico”, conclui Deivis.

Escolas interessadas na oficina podem contatar o jornal: 51-996-103-310.

Texto e fotos: Deivis Luz