Sapiranga – Mais um trecho da Estrada Porto Palmeira, caminho alternativo entre Sapiranga a Araricá, será asfaltado, graças a uma emenda do então deputado Renato Molling, que liberou R$2 milhões para Sapiranga e outros R$2 milhões para Araricá. Isso porque a rua passa exatamente na divisa entre os dois municípios. Precisamente, a divisa se localiza no eixo da via. “Fizemos uma legislação específica, tanto Sapiranga, quanto Araricá. Porque teríamos que fazer uma obra praticamente em conjunto. Seria tecnicamente inviável fazer meia pista. Então fizemos uma lei que divide ela (a rua) na metade do trecho. Mesma metragem quadrada”, explica o secretário de Planejamento de Sapiranga, Carlos Maurício Regla. O projeto foi realizado por Sapiranga e cedido para Araricá, conforme previsto na legislação. As obras no trecho pertencente a Sapiranga estão em estágio mais adiantado. Iniciaram há cerca de três semanas. “Foi uma parceria entre os dois municípios. Problema é que o deles não andou e o nosso andou. Estão em uma fase final de aprovação no Ministério da Integração, para então licitar. Nosso foi aprovado em novembro do ano passado”, salientou Regla.
Obra de asfaltamento da Porto Palmeira, atual e antiga, deve ser finalizada ainda neste ano
3,5 quilômetros da estrada já foram pavimentados. Essa última etapa compreende 1.260 metros da estrada e mais 850 metros da conhecida como “antiga Porto Palmeira”, com trajeto por fora da atual estrada asfaltada (uma espécie de alça) e que se liga novamente à pavimentada próximo a Cabanha Leão. Prazo para conclusão da obra é de sete meses, dependendo das condições climáticas, com verba total de R$1.882.377,20.
Fase atual é de terraplanagem
Atualmente estão sendo realizadas obras de terraplenagem na parte antiga da estrada e também no trecho até a divisa de Araricá. “Finalizaremos a pavimentação da estrada nos trechos de competência do Municípo de Sapiranga. O restante da obra é de competência da cidade de Araricá”, frisou Regla.
O asfaltamento da antiga Porto Palmeira só foi possível porque sobraria verba, dos R$2 mi destinados para estrada atual. “Como o ministério da integração exige que o dinheiro seja usado só na rua cadastrada, a outra parte, chamada de antiga Porto Palmeira, o Ministérioo aceitou que nós fizessemos. Então tem duas etapas sendo feitos. Acabamos então usando todo o recurso desta forma”, explicou o secretário.
Dois trechos da Porto Palmeira já foram concluídos.Da Rua Presidente Kennedy até o Arroio Sapiranga, um trecho de 1,1 quilômetro. Obra iniciou no primeiro semestre de 2016, compreendendo calçadas, rede pluvial e iluminação. Já o asfaltamento da estrada, a partir do arroio em direção à zona rural totalizou cerca de 2,4 quilômetros com pavimentação e escoamento pluvial.
Texto: Sabrina Strack
Foto: PMS