Escolas valorizam Semana da Pátria com atividades

Região – Durante a Semana da Pátria, as escolas municipais e estaduais das cidades da região estão desenvolvendo atividades que lembram a Independência do Brasil, comemorada nacionalmente no dia 7 de setembro.
As escolas estão promovendo momentos de hasteamento da bandeira com hino nacioal e preparando-se para os desfiles, com a confecção de materiais artísticos e cartazes.
Em Araricá, o desfile ocorre no sábado (6), às 8h, na Av. José Antônio de Oliveira Neto, envolvendo cerca de 1800 alunos. Já em Nova Hartz, o desfile também no sábado, às 8h, na Rua Emílio Jost. Na parte da tarde, Sapiranga faz o seu desfile às 13h30, na Avenida Mauá. 
Na cidade de Campo Bom, o desfile será na Avenida Brasil, no domingo (7), às 8h30.
Em caso de chuva, os desfiles serão transferidos.
Programação em Araricá
O desfile cívico, ocorre no sábado (6) e inicia às 8 horas, com o cerimonial de abertura, no Largo das Azaleias.  A concentração será nas escolas, no Galpão Nativo e no Centro Municipal de Cultura Nelson Marchezan.
Programação em Nova Hartz
O desfile cívico em Nova Hartz também será no sábado (6), tendo início às 8h30, na rua Emílio Jost. As escolas e algumas entidades tratarão como tema central no desfile a “Feira do Livro de Nova Hartz: Revivendo uma década de história”. Serão homenageados no desfile os patronos Caio Riter, Pedro Bandeira, André Neves, Fabrício Carpinejar, Lea Cassol, Dilan Camargo, Eliane Ganem, Ilan Brenman, e Cristina Dias.
Sapiranga sábado e Campo Bom domingo 
>Em Sapiranga, durante todos os dias desta semana estão ocorrendo as horas cívicas, sempre às 8h e às 16 horas. Foram definidas seis escolas pólos, em bairros diferentes, que receberão a visita de outras escolas para o hasteamento e arriamento da bandeira durante o hino nacional. Na quinta-feira (4), a hora cívica será na EMEF São Carlos, e na sexta-feira (5), na EMEI Chapeuzinho Vermelho.
>No município, o tema das apresentações da semana da pátria está sendo “Sapiranga, Cidade das Rosas: resgatando sua história”, como tema estadual “Meu jeito de ser brasileiro”, homenageando o centenário de Lupicínio Rodrigues, e em nível nacional, o tema tratado é “Amazônia, Patrimônio Brasileiro”.
>Na Praça da Bandeira o fogo simbólico é guardado com cerimônias desde a segunda-feira (1) até o domingo (7), cada dia por uma escola ou entidade diferente. 
>Neste ano, o desfile cívico de Sapiranga ocorrerá no sábado (6), na Avenida Mauá, nos arredores do Parque do Imigrante, iniciando a partir às 13h30.
“Transferir o desfile para a avenida Mauá atende a um pedido das escolas. Para não afetar muito o comércio, logo se pensou na ampla avenida e na estrutura do parque, que oferece mais banheiros e sombra para todos”, explica a prefeita Corinha Molling.
>Para maior segurança e organização, serão fechados os trânsitos da avenida Mauá, a partir das 8 horas, desde a esquina da avenida 20 de Setembro, na rótula do Parcão, até a Rua Alberto Schmidt. A partir das 11 horas, a avenida 20 de Setembro será fechada entre as ruas da Ladeira e a Alberto Schmidt, e o trânsito da avenida Mauá, rua Alberto Schmidt até a Henrique Scherer também estará paralisado durante a tarde.
>Em caso de chuva no sábado (6), o desfile de Sapiranga será transferido para o dia 20 de setembro, junto com o desfile da Semana Farroupilha.
>Em Campo Bom, o desfile cívico será na avenida Brasil, no domingo (7), tendo início às 8h30. 
>A chama simbólica está sendo guardada em cinco escolas diferentes, cada dia da semana em uma, onde também ocorrerão horas cívicas.
>O tema municipal do desfile deste ano em Campo Bom é “Sou Brasileiro, Sou Campo-bonense, com muito orgulho”, e a homenagem será ao Centro Cultural Eintracht por seus 30 anos.
>Na quinta-feira (4), a Hora cívica e vigília do Fogo Simbólico acontece na EMEF Santos Dumont, na sexta-feira (5) na EMEF Genuíno Sampaio e no sábado (6) pela manhã na sede da Brigada Militar do município, e pela tarde na sede do Grupo de Escoteiros Werner Saenger.