Jornal Repercussão Vale do Sinos
  • Cidades
    • Araricá
    • Campo Bom
    • Nova Hartz
    • Sapiranga
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online

    Edição 352

    Caderno Dezemberfest 2019

    Edição 351

    Edição 350

    Edição 349

    Edição 348

    Festa das Rosas 2019

    Edição 347

    Edição 346

  • O Jornal
    • Informações
    • Onde Encontrar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Repercussão Vale do Sinos
  • Cidades
    • Araricá
    • Campo Bom
    • Nova Hartz
    • Sapiranga
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online

    Edição 352

    Caderno Dezemberfest 2019

    Edição 351

    Edição 350

    Edição 349

    Edição 348

    Festa das Rosas 2019

    Edição 347

    Edição 346

  • O Jornal
    • Informações
    • Onde Encontrar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Repercussão
Sem resultados
Ver todos os resultados

Entenda como investir e ter boa rentabilidade em um cenário de baixa da taxa básica de juros, a Selic

Conversamos com especialistas que apresentaram dicas importantes para você não perder dinheiro

Redação Repercussão por Redação Repercussão
12/08/2019 - 17:15
em Dia a dia
25
compartilhamentos
230
visualizações
CompartilharCompartilhar
  • Comunicação visual Sapiranga RS

A taxa básica de juros, chamada de Selic, vem baixando e chegou a 6% ao ano. De acordo com a economista e professora da Feevale, Lisiane Fonseca da Silva. “Uma taxa de juros mais baixa poderá estimular o consumo, principalmente, aquele que depende de crédito e financiamento”,explica. O professor e vice-diretor administrativo financeiro da Faccat, Sérgio Nicolay, aponta isso como excelente para produção e captação de recursos, mas se mostra um problema para quem quer investir.

Nicolay destaca que para aplicações de baixos valores vale a pena investir na poupança por conta da isenção de imposto de renda e segurança. “Além disso, pode estimular as pessoas a guardarem mensalmente pequenas quantias”, defende.

Contudo, tanto Nicolay, quanto Tiago Baldissera, assessor de negócios do Sicredi, defendem. “O segredo é a diversificação, para quem tem menores valores poder buscar alternativas”, fala Tiago. Ele explica ainda. “Buscar outros títulos, fundos de investimento, um perfil pouquinho mais agressivo pra fazer uma composição”, e complementa, “então posso ter um pouco em poupança e um pouco em fundo para buscar melhorar rentabilidade”, esclarece o assessor de negócios.



Outro ponto levantado por ambos é saber definir o objetivo do investidor. “É importante buscar qual é o objetivo da pessoa, porque às vezes, as pessoas tem o objetivo de guardar dinheiro para trocar de carro. Eu não posso correr o risco de guardar, por exemplo, dez mil reais, e na hora de comprar o carro eu ter R$9.900,00, porque eu coloquei em uma aplicação financeira que tinha risco e eu perdi dinheiro”, disse Tiago.

Investimentos pré-fixados

Quanto a escolha entre títulos com valores pré-fixados (já sabe na hora da contratação o valor a ser retirado no vencimento do título) ou pós-fixados (o valor segue as variações das taxas, sendo possível saber o valor de resgate apenas no vencimento), Tiago indica. “A gente tem um cenário de baixa da taxa de juros, então o mercado já precifica [a rentabilidade mais baixa]. Se tu conseguir negociar bem, agora era hora de conseguir um pré-fixado, porque tu tem o horizonte que ela vai baixar ainda mais”, argumenta.

Atenção com as taxas e com a Selic, que tende a baixar

Com a redução de 0,5 ponto percentual, que levou a taxa básica de juros (Selic) a 6% ao ano na semana passada, analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa para a taxa no final de 2019. A expectativa passou de 5,5% ao ano para 5,25% ao ano.

Lisiane, então, alerta para ter cuidado com as taxas de administração de cada título. “É importante observar as taxas de administração de alguns investimentos, como o tesouro direto, pois o custo com estas taxas, mais impostos e inflação poderão gerar ganhos menores e até perdas se comparados a outros investimentos mais ‘tradicionais’”, explica.

A dica, então, é diversificar os tipos de investimento, se utilizando de títulos mais seguros e fundos um pouco mais arriscados, negociar bem as taxas de administração e rentabilidade, e saber que, mesmo rendendo pouco, a poupança ainda é uma forma segura de poupar e investir.

Eles avaliam

Sérgio Nicolay, professor e vice-diretor financeiro da Faccat – “Para o pequeno poupador, o melhor investimento é a Poupança, pois possui liquidez imediata. No entanto, poupadores com maiores disponibilidades financeiras, com valores mínimos iniciais de R$ 1.000,00, sugiro diversificar as aplicações”

Lisiane Fonseca da Silva, economista e professora da Feevale. – “Os investimentos com renda fixa continuarão a ser uma opção para os investidores mais conservadores, que tem aversão ao risco, mas é importante destacar que poderão ter sua rentabilidade reduzida”.

  • Desenvolvimento de sites

Tags: AraricáCampo BomNova HartzSapiranga
Notícia Anterior

Sapiranguense Felipe Plentz Klein ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Próxima Notícia

Caminhão derruba controlador de velocidade e tomba na RS-239, em Sapiranga. Fotos e vídeo

Redação Repercussão

Redação Repercussão

Próxima Notícia

Caminhão derruba controlador de velocidade e tomba na RS-239, em Sapiranga. Fotos e vídeo

Incêndio atinge casa no Bairro Oeste, em Sapiranga, na noite desta segunda

 

Jornal Repercussão nas redes

Notícias Recentes

Festa da Colheita divulga resultado recorde da Oktober de Igrejinha

por Redação
13/12/2019 - 08:20

Brigada Militar prende foragido no bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga

por Redação
12/12/2019 - 21:49

Alan Ruschel dá pontapé inicial e Praça Gilberto Konrath é oficialmente inaugurada

por Redação
12/12/2019 - 21:40

Praça Gilberto Konrath será inaugurada em Nova Hartz com presença do atleta Alan Ruschel

por Redação
12/12/2019 - 18:01

Palmeiras e Tchê Gambá decidem o Campeonato Cinquentão de Futebol

por Redação
12/12/2019 - 17:57

Natal na Praça terá apresentações teatrais e musicais neste final de semana

por Redação
12/12/2019 - 17:49

Confira as vagas de emprego na região:

por Redação
12/12/2019 - 17:25

SINE de Sapiranga é destaque na Intermediação de Mão de Obra

por Redação
12/12/2019 - 17:22

Sapiranguenses medalhistas nas Paralimpíadas Escolares recebem homenagem do Estado

por Redação
12/12/2019 - 17:19

RGE anuncia desligamento programado para domingo no bairro São Luiz

por Redação
12/12/2019 - 17:17

Federação Gaúcha de Handebol divulga tabela de jogos finais que serão em Campo Bom

por Redação
12/12/2019 - 17:12

Carnês de IPTU 2020 de Campo Bom já estão disponíveis na internet para impressão

por Redação
12/12/2019 - 17:08

Jogo beneficente promete reunir ex-jogadores da dupla Gre-Nal em Sapiranga

por Redação
12/12/2019 - 16:55

Praça do bairro Centenário recebe ações de Natal organizadas pela Associação de Moradores

por Redação
12/12/2019 - 16:06

Carregar mais
  • Cidades
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online
  • O Jornal

Jornal Repercussão - Criação Web Tchê Digital

  • Cidades
    • Araricá
    • Campo Bom
    • Nova Hartz
    • Sapiranga
  • Dia a dia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Edições Online
  • O Jornal
    • Informações
    • Onde Encontrar

Jornal Repercussão - Criação Web Tchê Digital

×