Em evento on-line, o Programa Cidade Empreendedora é lançado em Campo Bom

Em transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores Municipal, João Paulo Berkembrock, do gerente regional do SEBRAE Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Airton Schäfer, da secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider e também do diretor superintendente do SEBRAE RS, André Vanoni de Godoy, que esteve presente no encontro de forma virtual, deu início formalmente ao Programa Cidade Empreendedora, uma parceria com o SEBRAE RS.

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento das cidades e o aperfeiçoamento da gestão pública, de forma a criar um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso da cidade. O contrato firmado entre a Prefeitura e o SEBRAE RS, com duração até dezembro de 2021, visa o engajamento da administração municipal, através de suas secretarias e colaboradores, na melhoria do ambiente de negócios, na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedor e também na educação de jovens e futuros empreendedores.

Para o prefeito Luciano Orsi, o programa vai complementar as ações de desenvolvimento já promovidas na cidade. “Campo Bom é uma cidade conhecida por seu povo trabalhador e protagonista de pioneirismo em várias áreas. O programa é muito importante e só vem somar de forma estratégica para o desenvolvimento do município. Em tempos de pandemia pelo coronavírus em que precisamos tanto nos reinventar, o comércio será a principal fonte de recuperação para o Município. Essa será uma ótima oportunidade de integrarmos gestão pública e pequenos negócios pelo progresso da cidade”, afirma.

A analista de articulação territorial do Sebrae Regional Sinos, Caí e Paranhana, Paula Nicolini, explica que a entidade costumava trabalhar em produtos isolados dentro da Prefeitura, mas que agora existe um cronograma de atividades montado junto à Administração Municipal. Paula ainda adianta que dentre as atividades previstas, o Programa Cidade Empreendedora vai aplicar um curso de atendimento ao cliente destinado a servidores públicos. Outras atividades planejadas são cursos de formação e atualização para agentes de desenvolvimento, workshop de posicionamento estratégico em redes sociais, oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais, consultoria para adequação dos processos licitatórios, entre outros.