Campo Bom – As escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Campo Bom desenvolveram, ao logo do ano de 2023, o projeto de Educação Fiscal e Financeira. A temática é levada a sério pelos alunos e professores, com muitas ações pedagógicas que estimulam habilidades e competências voltadas à construção do cidadão consciente e capaz de contribuir com a sociedade de modo crítico e positivo.
O prefeito Luciano Orsi ressalta a importância dessa ação, enfatizando a função social do tributo, sua importância para a saúde, a educação, a segurança e os direitos sociais, bem como o consumo consciente e o planejamento de vida. “Trabalhar com a Educação Fiscal e Financeira traz um grande ganho aos nossos estudantes, pois propicia o desenvolvimento de reflexões, senso crítico e ações diante do planejamento de vida”, diz o prefeito.
“A formação dessa identidade cidadã em nossas crianças e adolescentes é embasada por práticas que visam a reflexão e o conhecimento de seus direitos e deveres pessoais, sociais e tributários, além do senso crítico, planejamento de vida financeiramente saudável, com prevenções, realizações pessoais e consciência para o exercício da cidadania”, observa a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.
Entre as ações realizadas nas escolas, destacamos, hoje, as EMEFs Duque de Caxias e Morada do Sol e a EMEI Santo Antônio:
DUQUE DE CAXIAS
Na EMEF Duque de Caxias, alunos da turma 11 desenvolveram diversas propostas por meio de um trabalho interdisciplinar e esforço conjunto entre as professoras Aline Machado, Anne Dacól, Édina Pedroso, Graziela Santos e Pâmela Mattos. Uma das ações foi a adoção e manutenção de um canteiro onde são plantadas flores, chás e ervas que atraem as abelhas jataís. Os alunos também confeccionaram sacolas ecológicas utilizando camisetas velhas e dentro delas, levaram para casa brinquedos recicláveis confeccionados nas aulas. Além disso, poderão utilizar suas sacolas para fazerem compras no supermercado, diminuindo o consumo de sacolas de plástico. E não para por aí, eles ainda assistiram a vídeos sobre a origem do dinheiro, criaram uma moeda fictícia da turma, dando-lhe o nome “Duque” e atribuindo valor a mesma. Ouviram histórias como: “Frederico Godofredo”, de Liana Leão e a “Fábrica de brinquedos”, de Ana Cristina Santiago.
Por fim, cada criança junto de sua família, enviou para a escola um brinquedo, jogo ou livro de leitura que tivesse em casa e que não fazia mais uso, para o Brick do Brinquedo. Os alunos atribuíram um preço aos brinquedos e o brick foi organizado no pátio da escola. Com o dinheiro fictício puderam “comprar” o brinquedo do colega, pagar pelo mesmo, pedir a nota fiscal e refletir sobre qual brinquedo realmente precisavam no momento. Para finalizar, registraram em uma folha os brinquedos comprados, quanto pagaram por ele e quanto dinheiro lhes sobrou.
MORADA DO SOL
Com o objetivo de contribuir com a formação de um cidadão crítico e atuante no meio em que vive e que entenda a sua responsabilidade e seu papel na preservação do Patrimônio Histórico Cutural, bem como refletir que temos uma relação maléfica e destrutiva com a natureza e que produzimos uma quantidade enorme de lixo, a professora de Artes Eliziana Zamboni, da EMEF Morada do Sol, propôs aos alunos do 9º ano que utilizassem as formas que eram usadas no fabrico de calçados, material que seria descartado por uma empresa calçadista, e as transformassem em arte. Os alunos optaram por retratar patrimônios históricos culturais e, desse modo, evitar que o material a ser descartado fosse parar no lixo. Elas serão usadas como “apara porta”. As obras foram expostas no Espaço Cultural Dr. Liberato, para visitação da comunidade, em comemoração aos 10 Anos da escola.
SANTO ANTÔNIO
Na EMEI Santo Antônio, a turma mista Pré 1-C e Pré 2-B preparou três sabores de suco diferenciados, aproveitando recursos da horta da escola: suco de laranja com maçã e cenoura; suco de abacaxi com hortelã; e suco de couve com limão. Algumas crianças da turma de Pré-2 auxiliaram na escrita das plaquinhas dos sucos e seus valores; o pai de um colega auxiliou na montagem da tenda com caixotes deixados na escola na entrega de frutas e verduras e a decoração foi realizada pelo grupo de crianças. Assim, no pátio da escola, a turma brincou de compra e venda de sucos naturais, utilizando notas de dinheiro e cartão de crédito e receberam cupom fiscal após a compra dos copos de suco. A turma uniu a aprendizagem financeira e fiscal com uma proposta interessante e que trouxe além de aprendizado muita alegria para todos.
Outra proposta diferenciada que contempla a Educação Fiscal, apesar de estar mais voltada a Educação Financeira foi a campanha do agasalho que contemplou as boneca e bonecos da escola com roupas quentinhas confeccionadas pelas famílias. A proposta visava o reaproveitamento de materiais, conserto de roupas, valorização da economia local (costureiras), planejamento financeiro com o reaproveitamento antes de uma nova compra, além de abranger a diversidade cultural, educação ambiental e a integração e participação das famílias.
Por: Prefeitura de Campo Bom