Região – A Sicredi Caminho das Águas recebeu, nesta segunda-feira (30), a visita do diretor de Difusão Cooperativa do grupo Mondragon, Ander Etxeberria Otadui. Reconhecido mundialmente como uma das mais relevantes experiências de cooperativismo, o sistema Mondragon tem sede no País Basco, na Espanha. A agenda ocorreu na sede da cooperativa e incluiu visita ao Memorial Anneken, espaço dedicado à preservação da história e dos valores do cooperativismo na região.
O grupo Mondragon reúne, atualmente, 81 cooperativas, cerca de 70 mil membros, 12 centros de pesquisa e desenvolvimento e ocupa posição de destaque no ranking empresarial espanhol, sendo referência internacional por seu modelo de organização baseado na cooperação.
A visita foi conduzida pelo presidente do Conselho de Administração da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, e pelo vice-presidente Francisco Ferreira, e contou também com a presença do historiador Rodrigo Trespach. Durante a agenda, foram apresentados aspectos da trajetória da cooperativa e do desenvolvimento do modelo cooperativista na região.
Um dos pontos destacados foi o paralelo entre as origens das duas experiências. Enquanto a Sicredi Caminho das Águas tem suas raízes na atuação do padre Jorge Anneken na região, o sistema Mondragon foi impulsionado pelo padre José María Arizmendiarrieta, no contexto do pós-guerra civil espanhola, com foco inicial em cooperativas de trabalho. A conexão entre essas trajetórias evidencia a força do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento social e econômico em diferentes realidades.


















































