Campo Bom realiza ações pela 3ª Semana Municipal de Proteção e Bem-estar Animal

Por Mairan Pacheco

Campo Bom – O Dia Mundial dos Animais foi comemorado no último dia 4 de outubro. Em alusão à data, a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), promoveu, entre 4 e 7 de outubro, a 3ª Semana Municipal de Proteção e Bem-estar animal.

A programação contou com diversas atividades, como palestras com adestrador abordando posse responsável, para os alunos da rede municipal de ensino, além de visita guiada ao Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), mutirão de castração e aplicação de antiparasitário em cães e gatos.

Além das atividades, a Sema realizou a instalação de placas em diversos pontos do município. Afim de diminuir os números de maus-tratos e abandono de animais, a sinalização aborda a pena prevista pela legislação. “A educação e conscientização das pessoas é muito importante, para as pessoas terem consciência com os animais”, destaca o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Silva.

A Feira de Adoção, agendada para o sábado (7), precisou ser desmarcada, devido ao mau-tempo.

Placas para a conscientização

O secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Silva, destaca que foram realizados diversos estudos e mapeamentos para definição dos locais de instalação das placas de sinalização.

No total, foram instaladas sete placas em pontos críticos da cidade, que somam o maior incidência de abandono de animais. O secretário reforça que maus-tratos e abandono é crime, por isso, a Administração Municipal ressalta a penalidade em caso de descumprimento da Lei.

Autoridades falam sobre as atividades realizadas

“A programação é muito especial, justamente porque trabalha tudo o que precisamos saber sobre os pets, como a adoção responsável, importância da castração e vacinação, além do não abandono dos animais” destaca o prefeito Luciano Orsi.

“As atividades da Semana visam intensificar os três braços da proteção animal: o Cempra, com os atendimentos; a educação e conscientização da população; e a fiscalização, que pune os indivíduos que não cumprem as leis”, enfatiza João Flávio da Silva, secretário municipal de Meio Ambiente.

Disponíveis para adoção responsável

O Cempra de Campo Bom foi aberto para as atividades há seis anos, atuando no município no acolhimento, tratamento e proteção de animais em situação de abandono e vulnerabilidade.

No local, os animais são tratados de possíveis lesões e doenças com o devido carinho e atenção, castrados e, após recuperados, colocados à disposição para adoção responsável.

Júnior, Colliê, Flores e Flick (fotos) estavam escalados para a Feira de Adoção, no sábado (7). A instabilidade do tempo fez com que a feira precisasse ser cancelada.

Flick
Colliê
Júnior
Flores

Porém, os cães continuam no Cempra à espera de um lar cheio de amor e carinho, para que possam desfrutar da felicidade de um cão amado. Além deles, dezenas de outros animais vivem no Cempra, aguardando o momento de serem adotados com responsabilidade.