Campo Bom projeta implantação de mais câmeras com edital de licitação publicado

Foi lançado o edital para a locação de 16 novas câmeras com alta capacidade de alcance, resolução e imagem, para substituição das câmeras existentes, danificadas ou obsoletas, assim como a locação de mais 20 câmeras para ampliação do sistema de videomonitoramento. Ao todo, serão 36 equipamentos espalhados em diferentes pontos da cidade. “O edital já está aberto e algumas empresas já entraram em contato. Se tudo der certo o pregão eletrônico deve ser realizado na sexta-feira (18)”, afirmou o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Campo Bom, Fabiano Feldes. A empresa vencedora será responsável pela instalação e por todo cabeamento em fibra ótica. E também está previsto a locação de equipamentos para a central, com servidor, storage, estação de trabalho, monitores, softwares e tudo o que for preciso para equipar a central de monitoramento, com alta capacidade de operação. A previsão é que a estrutura entre em operação até o final do ano.

Apoio para as corporações

O secretário municipal de segurança, Rosalino Seara, avalia a importância do reforço no videomonitoramento. “É fundamental por que com o monitoramento vamos para trabalhar com a Brigada Militar e a Guarda também dando apoio para eles. É um trunfo muito grande ter a questão das câmeras. Ainda vamos ter parceria público privada com o Consepro, junto empresas de segurança privadas, no sentido de colocar empresas colocadas nas fachadas das prédios”, declarou. Rosalino entende que a instalação das câmeras proporcionará que a cidade seja cercada com os equipamentos em apoio as forças policiais. “Com esse conjunto de câmeras será possível fazer o monitoramento e atender com mais eficiência”, destacou o secretário.
O objetivo é que as imagens sejam ligadas a uma central junto a Brigada Militar e que empresas de seguranças privadas também disponibilizem câmeras de residencias voltadas para a rua ampliando a cobertura de abrangência.

Legenda: Equipe da prefeitura empenhada na implantação das câmeras
Foto: Leonardo Oberherr

Texto: Fábio Radke