Arie, Recicla Sapi e plantio de árvores integram ações ambientais em Sapiranga

Em Sapiranga, as ações de proteção ao meio ambiente são frequentes e preservam as belezas do município. Encabeçada pela Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, um dos movimentos que se estende por anos e representa a preocupação com o setor é a Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico), que corresponde a mais de 5.700 hectares no Morro Ferrabraz.

 

Compreendendo algumas localidades, como Picada dos Nabos e Picada Verão, a área de terra protegida é concebida por lei desde 2016, quando o município intensificou as ações de proteção a fauna e flora no trecho. A medida, inicialmente, impedia a passagem de uma rede de transmissão de energia elétrica, que causaria impactos ambientais e prejudicaria a prática do voo livre.

Ao passo em que assegura as características já existentes da área, a Arie, enquanto unidade de conservação na modalidade de uso sustentável, incentiva o esporte, lazer, turismo e principalmente agricultura familiar.
Em julho, inicia o plano de manejo do espaço. Com investimento do Executivo que ultrapassa R$ 200 mil, a Fundação da Universidade do Rio Grande (FAURG), vencedora da licitação, irá desenvolver um plano através de oficinas junto à comunidade, buscando a criação de mecanismos sustentáveis no local.

Foto: Divulgação

Raízes do município preservadas

Outra ação que pode ser percebida através da Arie é a preservação das origens de Sapiranga. A árvore Araçá-Piranga, planta que originou o nome da cidade, é um dos componentes da flora do Morro Ferrabraz e, por isso, se distancia da extinção por meio do zelo feito pela pasta de Meio Ambiente.

A árvore é também protegida por lei, e possui algumas espécies espalhadas na zona urbana da cidade.

Recicla Sapi e a sustentabilidade no município

A Cidade das Rosas tem entre suas missões sustentáveis, garantir o máximo de reciclagem dos resíduos produzidos em seus domínios. Por este motivo, o município conta com a Recicooper, cooperativa privada que recebe o apoio do Executivo de diversas formas, inclusive com um projeto denominado Reciclasapi.

O Recicla Sapi é um projeto em atividade desde 2021. Desenvolvido pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, a ação busca a criação do trabalho formal para os recicladores que atuam pela cidade.

Além de garantir a formalidade do exercício profissional e somar colaboradores junto a Recicooper, a iniciativa garante um melhor desempenho na reciclagem. “É um programa que está dando certo. A média é de 15 a 20 toneladas de resíduos que são reciclados a mais por mês pela cooperativa. Aumentou a reciclagem e gerou mais empregos. Hoje são 37 cooperados, desde os que trabalham na rua e lá na Cetrisa”, destaca o responsável pela pasta de Meio Ambiente, Ederson Klein.

Para aqueles que desejam integrar as ações e fazer parte do projeto envolvendo prefeitura e cooperativa, a seleção dos profissionais é feita pela própria Recicooper, portanto, o contato deve ser feito diretamente com a empresa através do WhatsApp (51) 99700-6485.

Foto: Divulgação

Ações durante a Festa das Rosas

Em todos os eventos do município, a Administração busca oferecer à comunidade local e visitantes, o melhor aproveitamento das festas, seja pela diversidade das atrações ou mesmo pelo ambiente confortável e adequado para as comemorações. Por isso, estes momentos também contam com a participação dos cooperados da Recicooper através do projeto Recicla Sapi.

A Festa das Rosas, principal evento de Sapiranga, é um dos momentos que reúne a equipe de recicladores em um trabalho diário. Nas edições, os profissionais circulam pelo Parque do Imigrante durante o dia, coletando os resíduos depositados nas lixeiras e auxiliando na limpeza do local. Assim que um volume significativo é coletado, o caminhão da cooperativa é contatado para transferência de todo o material, que é transferido para a Cetrisa e, posteriormente, submetido ao processo de reciclagem.

Plantio de mudas para uma Sapiranga mais verde

Revitalizar os pontos públicos e garantir uma cidade mais verde faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sapiranga. Através de ações individuais ou ao lado de grupos sociais, a equipe da prefeitura pratica o plantio de mudas em diversos locais.

As atividades, que ocorrem especialmente entre os meses de abril e setembro, onde o calor não é um impeditivo para cultivo das plantas, passam por uma avaliação técnica, indicando endereços ou localidades onde o crescimento de novas árvores se faz necessário.

Nessas ações, a colaboração da comunidade é imprescindível, seja para agilidade em atuar em diferentes locais ou para a criação de uma cultura de preservação. Dentro desta ideia, a participação de escolas do município é frequente, realizando a integração dos alunos em locais como praças públicas.

A fim de ampliar esse reflorestamento municipal, o Meio Ambiente criou a campanha Sapiranga Mais Verde. Através deste, a comunidade pode solicitar mudas para o próprio plantio. O limite de doações é de cinco mudas por pessoa, e o cadastro para participar pode ser feito presencialmente na Secretaria, pelo WhatsApp (51) 98477 0242, ou pelo e-mail meioambiente@sapiranga.rs.gov.br.

Foto: Bruno Morais

Empreendimentos envolvidos nas ações

Como forma de intensificar os trabalhos que valorizem uma Sapiranga mais sustentável, alguns procedimentos acontecem envolvendo novos empreendimentos ou iniciativas já existentes na cidade. Uma das medidas acontecem em novos loteamentos, onde a Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica exige uma arborização implantada no projeto para liberação da licença de operação.

Além disso, algumas ações ocorrem com o apoio de iniciativas privadas. No início de junho, a Praça do bairro Floresta recebeu a plantação de novas árvores no seu entorno. A atividade contou com a participação da Atual Pneus Auto Center, que possui filial na cidade, as secretarias de Meio Ambiente e de Obras, e de alunos da Emef Floresta, que foram os responsáveis pela colocação das mudas no local.