Sapiranga – O projeto chamado “F41, o mal do século XXI”, criado por alunos do 9° ano do CME Érico Veríssimo, aborda a questão da ansiedade, que junto com a depressão, é uma dos transtornos psicológicos mais comuns, dando ênfase para a ansiedade na adolescência. O projeto tirou o primeiro lugar na etapa escolar da Femint 2021 e os alunos Rafaela Frohlich Duarte e Iago Wolff Gallas, ambos de 14 anos, tiveram a ideia de aprofundar o tema que estão trabalhando desde o mês de maio. Em uma das atividades, eles visitaram a Prefeitura e conversaram sobre o atendimento psicológico nas escolas.
Devido a recorrência dos casos de diagnóstico de transtorno de ansiedade, principalmente neste último ano de pandemia, e o aumento de casos entre os jovens, surgiu a ideia de criar um aplicativo de celular que pudesse trazer informações sobre o tema de forma interativa. Sob a orientação da professora Vanderlize San Martins de Lima, eles estão desenvolvendo essa tecnologia. Durante a pesquisa, foram realizadas também visitas ao Caps e palestra com uma psicóloga, para absorver informações. “Foi um momento importante para não ficar só na bibliografia, os alunos tiraram dúvidas direto com os profissionais”, destaca a professora.
Rafaela Duarte, 14 anos, idealizadora.
“O trabalho começou quando vimos muitos casos e porque uma participante do nosso grupo foi diagnosticada com ansiedade, nossa turma falou com psicólogas e fomos até a prefeita para apresentar a proposta de psicólogos nas escolas”.
Iago Gallas, 14 anos, idealizador.
“O objetivo do nosso trabalho é incentivar que tenham psicólogos nas escolas para atender os alunos com ansiedade e também estamos desenvolvendo um aplicativo para auxiliar as pessoas que ainda tem dúvidas sobre isso”.
Jaquelini Baum, vice-diretora.
“Nós da escola estamos muito felizes com a visibilidade que o projeto está ganhando e também pela valorização por parte da Administração que está levando a sério esta necessidade de atendimento emocional para nossos adolescentes”.
Aplicativo está sendo desenvolvido
O nome do aplicativo é ‘Desvendando a Ansiedade’. Nele consta a explicação do que é o transtorno, quais os tipos que existem, como é o tratamento e tem um teste de nível de ansiedade. “A primeira versão é mais informativa, com outras plataformas ele vai ter mais recursos para ser interativo”, conta a professora Vanderlize. As outras plataformas que ela cita foram apresentadas aos idealizadores durante uma oficina de desenvolvimento de aplicativos no Laboratório de Informática da Prefeitura de Sapiranga.
A oficina faz parte do rol de ações que o Inova Sapiranga pretende apoiar no município, promovendo a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. O aplicativo, que está sendo aperfeiçoado com as novas funcionalidades, será disponibilizado ao público de forma gratuita em lojas de aplicativos e deve ser lançado na 6ª Femint, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro e de forma virtual.