Sapiranga – Mais do que incentivar a leitura, o acesso ao jornal impresso em sala de aula também tem a função de aproximar os alunos do mundo das notícias. Com essa premissa, a professora de Língua Portuguesa, Luciara Pereira, desenvolveu um trabalho de produção jornalística com as turmas de 6º ano da EMEF São Carlos, em Sapiranga.
Luciara dá aulas também para o 8º ano na escola e já utiliza exemplares do Jornal Repercussão nas atividades da disciplina em outras ocasiões. “O contato com o jornal é importante pra eles verem como tudo que eles aprendem em sala está no cotidiano, faz parte sim da rotina. É um momento que eles se forçam a observar como está estruturado aquele discurso, a função de cada palavra e, assim, eles vão se habituando. Com os 8º anos, trabalhei identificando cada um dos gêneros textuais”, comentou a professora.
A notícia como gênero textual faz parte do currículo de aprendizado do 6º ano e, para isso, Luciara decidiu propor às turmas 611 e 621 a produção de um jornal. “A partir do estudo da estrutura da notícia, lead, manchetes, datas, resolvemos fazer uma produção. Como essa narrativa dos contos de fadas, das histórias infantis, está muito presente no imaginário deles ainda, é o domínio que eles têm dessa parte da leitura, usamos isso. A proposta foi que eles pegassem um acontecimento dentro de uma história clássica e transformasse numa notícia. Não precisava recontar toda a história, mas pegar um dos fatos que aconteceram ali e dar os detalhes”, explicou a professora de Português.
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O trabalho foi realizado em duplas ou trios e produzido no mês de junho. O resultado final ficou tão criativo que a professora, juntamente com a equipe diretiva da escola São Carlos, resolveram expor o jornal nos murais. O ‘Noticiário da Fantasia’ tem casos leves como o de uma menina chamada Alice que acabou caindo em um buraco, e também crimes graves como o assassinato de uma mulher por ingerir uma fruta envenenada.
Além dos textos adaptados para fatos noticiosos, os alunos também foram desafiados a utilizar imagens autorais para ilustrar as matérias, poderiam ser fotos ou desenhos. “Eles usaram ‘figurantes’, crianças menores, colegas de outras turmas e até um funcionário de serviços gerais pra fazer essas representações, foi um desafio bem legal”, destacou Luciara.
Luciara Pereira, professora de Língua Portuguesa.
“Os textos foram formulados em uma linguagem jornalística, mas tem muito humor e criatividade ali. Eles se divertiram nesse processo de produção, o que também é importante para o aprendizado “.
Andreza Haag, diretora da EMEF São Carlos.
” É importante que eles conheçam um jornal e criem o hábito de acompanhar o que acontece no seu município. Quando eles levam o jornal pra casa proporciona uma atividade integrativa com a
família”.
Clara Elisa Closs Veríssimo da Silveira, aluna da 621.
“O nosso grupo escolheu João e Maria e fez a notícia de uma criança que se perdeu e a bruxa era procurada pela polícia. Fizemos o cativeiro onde João e Maria ficam presos. Usamos o portão da escola”.
João Vithor Silva de Campos, aluno da 621.
“Fizemos a notícia misturando duas , da Bela e a Fera e João Pé de Feijão. A Bella namorava o João Pé de Feijão e acabou sendo assassinada pelo ex- namorado Fera, que foi preso”.