Sapiranga – A nova frota de ônibus em Sapiranga, da empresa Expresso Charqueadas, com a marca TC Sapi, entrou em circulação no último dia 1º. Para melhor avaliar o andamento do serviço nestes primeiros 15 dias, a reportagem do Grupo Repercussão embarcou em um dos novos ônibus na manhã da última terça-feira, dia 15.
O roteiro se iniciou pontualmente às 10h, em uma parada da rua 15 de Novembro. O ônibus percorria o itinerário entre os bairros Centro e São Luiz. A primeira das poucas irregularidades observadas aparece logo no embarque: uma inconformidade no uso da máscara facial por parte do motorista do veículo. Entretanto, há álcool em gel à disposição dos passageiros antes de passar pela catraca (não há na saída, pelos fundos dos veículos). Os vidros estavam todos fechados, mesmo com as recomendações de ventilar ambientes em função da pandemia. No interior do veículo, todos os 36 bancos estão em bom estado de conservação, sem depredações. Entretanto, não há nenhum indicativo de distanciamento entre os assentos. Durante todo o percurso, de aproximadamente 35 minutos, um total de sete pessoas utilizaram o transporte.
O que dizem os passageiros
Os passageiros que conversaram com a reportagem preferiram não se identificar, mas relataram que o serviço agora está “muito melhor do que o anterior”. Uma moradora de Sapiranga comemorou o fato de que agora há ônibus de hora em hora. “Antes, os ônibus eram ruins e depois ficamos sem, aí era sempre na ‘pernada’”, relatou.
Chamou atenção
A reportagem observou que na Parada Central, localizada no trevo entre as ruas 15 de Novembro, 7 de Setembro e a Av. 20 de Setembro, não há nenhuma sinalização ou informativo referente aos oito itinerários diferentes à disposição da população. Novos passageiros que chegavam ao local questionavam os que já aguardavam se determinada linha havia passado pelo ponto de embarque ou qual seria o horário do próximo ônibus.
Novidades virão
O responsável pela Guarda de Trânsito do Município, Sidinei Soares, afirmou que o início da operação da nova frota ainda é muito recente e não há dados sobre a quantidade de passageiros que já utilizaram os ônibus da nova empresa. Sidinei também ressaltou que o serviço está em fase de implantação, e, portanto, algumas mudanças em horários e itinerários estão sendo estudadas. “Ainda será instalado um processo de bilhetagem eletrônica, que deve ocorrer a partir da próxima semana, quando teremos um maior controle eletrônico”, destacou o responsável pela GM, Sidinei.