Vitamina D: vamos saber mais sobre ela, por Priscila Silva

A vitamina D é um hormônio lipossolúvel que ajuda fixar o cálcio nos ossos, auxilia no controle e prevenção de doenças metabólicas não transmissíveis como diabetes tipo 2. Pesquisas recentes já relatam que cerca de 60% da população mundial apresenta deficiência de vitamina D no organismo.

A principal fonte desta vitamina se dá através da exposição do corpo ao sol. Michael Holick é um médico endocrinologista norte-americano e um dos maiores estudiosos em vitamina D do mundo e segundo ele o tempo médio de exposição ao sol deve ser de 15 a 20 minutos por dia.

Ele relata que é necessário expor a maior parte do corpo possível sem nenhuma proteção, ou seja, expor braços, pernas, costas e abdômem sem filtro solar, mas o rosto deve sempre estar protegido. Após esses 15 a 20 minutos o uso do filtro é essencial para proteger a pele de agressões e aparecimento de doenças de pele como o câncer.

Segundo as pesquisas científicas não existe uma região do corpo que produz mais vitamina D que outra. Também já se sabe que o tempo médio de exposição de uma pessoa para outra pode mudar. As pessoas com pele branca devem ficar menos expostas ao sol em relação aquelas com pele escura. Não existe um consenso no mundo médico e científico de quanto tempo é indicado para cada uma.

Pessoas que tem contra indicação de se expor ao sol sem proteção devem fazer suplementação de vitamina D via oral conforme avaliado e indicado pelo médico.

Agora que você já sabe disso, pense em como anda a sua fábrica de vitamina D! Você está produzindo vitamina D a todo vapor ou está se escondendo do sol?

Se você gostou, compartilhe essa informação com alguém que também está precisando conhecer e saber mais da vitamina D.

Um grande abraço e até a próxima!