Perdão é um processo, por Marco Cassel

Região – O perdão, dizem alguns, é uma escolha. Concordo, porém escolher perdoar não significa que num passe de mágica tudo estará resolvido. Perdoar é um processo de resinificação, no qual vamos descobrindo, aos poucos, quais crenças internas e muitas vezes inconscientes, utilizamos para avaliar o que “fizemos” ou o que alguém “fez contra nós”, o que dará um novo sentido aos acontecimentos.

Portanto, o primeiro passo para perdoar a nós mesmos ou ao outro é buscar o autoconhecimento e ter humildade para reconhecer aquilo que não é tão bom em nós. Se não conhecemos nem a nós mesmos, como julgar os outros baseados no que “conhecemos” deles?

Para nos conhecermos verdadeiramente, devemos prestar atenção às nossas emoções (medo, raiva, tristeza, alegria) e que tipo de pensamentos são originados por elas. Também, quais imagens, situações, crenças ou até mesmo pensamentos originaram essas emoções. Estes são os gatilhos que as disparam e podem nos levar à raiz do problema. Claro, este é, quase sempre, um processo lento e requer um coração aberto que queira descobrir, inclusive, aquilo que sempre mantivemos escondido dentro de nós. Descobrindo isso vamos entrando num mundo que, até então, não conhecíamos ou fingíamos não conhecer, encoberto por nossa “necessidade” de ter razão e nossas emoções.

Talvez aquele que “tenhamos” que perdoar não tenha razão, mas certamente tinha seu nível de consciência, suas dores ou crenças para ter agido desta ou daquela maneira.

Então, para perdoar, conheça as crenças que o levaram a fazer determinados julgamentos e pratique a compaixão, procurando entender o outro e a si mesmo, para, daí sim, praticar o verdadeiro perdão e não aquele onde nos colocamos numa posição de superioridade, espalhando aos quatro ventos que o outro “errou”, mas somos seres mais evoluídos e o perdoamos – o nome disso é soberba – exatamente o contrário do que precisamos para perdoar; autoconhecimento e humildade.

Marco Cassel é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.
palestrante@marcocassel.com.br
www.marcocassel.com.br
facebook.com/marcocasselpalestrante
(51) 99972-7792

Nota da Redação: Opiniões e comentários publicados na página 2 da edição impressa, bem como reproduzidos neste meio digital, são de inteira responsabilidade do autor. Eventualmente poderão ser resumidos.