Mensagem de Natal: O Povo que Andava na Escuridão viu Grande Luz

Por Pastor Everton Ismael de Araújo Mello – Igreja Evangélica Encontros de Fé Sapiranga

Chegou dezembro e mais um Natal está chegando. Ouvimos sobre a fraternidade, bondade, cuidado com o próximo; que as pessoas se tornam mais solidarias nesta época do ano. Mas será que o Natal realmente tem este significado? Por que após este período as “coisas voltam ao normal” no sentido de egoísmo, falta de bondade e fraternidade? Precisamos refletir sobre isso, senão, podemos voltar a cometer os mesmos erros, ano após ano.

Creio que o problema está na compreensão incorreta do que o Natal realmente significa. O título deste texto é o versículo de Isaias 9.2. O povo que andava na escuridão. A necessidade do nascimento do Messias está relacionada com a necessidade de um Salvador. Enquanto não entendermos que, ao decidir viver independentes de Deus, lembrando de sua existência em algumas festas tradicionais durante o ano, Natal e Pascoa, só para citar duas, o ser humano está separado do seu criador. Fomos criados por Deus para termos um relacionamento pessoal com Ele e confiar a Ele a nossa vida, presente e futuro. Ao viver do meu jeito, com minhas próprias regras, estou entrando em rota de colisão com Deus e me separado dele. Isto acaba me levando para longe dele e consequentemente para longe da luz, para a escuridão, para a trevas. Disse Thomas Watson: “-Enquanto o pecado não for amargo, Cristo não será doce.” Precisamos entender que a necessidade de um Salvador vem com a necessidade de perdão. Se não houvesse pecado, não haveria necessidade de perdão. Se não estivéssemos nas trevas, não precisaríamos da luz.

Não podemos achar que somente em um mês do ano, vamos nos tornar mais solidários, mais bondosos e com isso expiarmos a culpa que carregamos pelo fato de que não estamos colocando Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Como disse anteriormente, fomos criados por Deus e para Deus. Então, nunca seremos completos, enquanto não cumprirmos o propósito para o qual fomos criados. Note bem, minhas palavras são baseadas na Bíblia Sagrada. Não escrevo baseado em suposições humanas ou dissociadas da revelação que Deus deu de si mesmo em Cristo Jesus. Meu ponto de referência não pode ser eu mesmo, pois se meu fundamento estiver errado, baseado em mim mesmo, toda a construção poderá ruir.

Quando o anjo apareceu aos pastores na aldeia de Belém da Judeia ele anunciou: “- Estou aqui para trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo. Hoje nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor.” Nasceu o Salvador…Por quê? Para que? Qual a necessidade de um Salvador. Falamos tanto em Jesus como um confrontador das elites daquela época, defendendo os mais desfavorecidos, e Ele fez isso sim. Curou os enfermos, libertou os cativos, alimentou multidões, se relacionou com pessoas que a sociedade desprezava. Mas Ele nunca se desviou do seu proposito, o de ser o “SALVADOR”. Ele deu sua vida como preço pelos pecados de todos nós; Ele satisfez a justiça divina que havia sentenciado o pecador a morte. Ele morreu em meu lugar e no lugar de todo aquele que nele crê.

Então, que o Salvador Jesus possa encontrar lugar em sua casa e nos seu coração.

UM NATAL ABENÇOADO PARA TODOS!