Mensagem de Natal: Natal, Tempo de Reconciliação

Por Dom João Francisco Salm Bispo Diocesano

Ao longo do Ano Litúrgico, além do chamado Tempo Comum, as Celebrações e toda a nossa vida cristã giram em torno de dois “grandes eixos”: o Natal e a Páscoa. Com o início do Tempo do Advento, no último dia 27 de novembro, já entramos na órbita do Natal. É o belo Tempo das Festas Natalinas: a celebração do Natal propriamente dito (o nascimento do Menino Jesus, o Filho de Deus que veio ao mundo); a Festa da Sagrada Família (no domingo após o Natal); a Festa da Santa Maria, Mãe de Deus, (no dia de Ano Novo); a Epifania do Senhor (após o domingo da Sagrada Família) e o Batismo de Jesus (domingo após a Epifania).

Toda movimentação que tem em vista a celebração do Santo Natal deverá promover a experiência do encontro com Jesus como ponto de partida, caminho, meta e chegada. Em seu Filho, o Pai nos deu tudo. Jesus está à porta e bate: já está aí. De nossa parte, resta abrir-lhe a porta, como quem o esperava ansiosamente do lado de dentro, para que Ele possa entrar, e então recebê-lo com um sincero abraço.
Neste Natal, depois de tantos e dolorosos desencontros, precisamos dar a Jesus e à sua Palavra um lugar de destaque. Só Ele poderá nos ajudar a promover o perdão e a reconciliação e reencontrar a paz. Ele entre nós, Deus-Conosco, acalma as paixões indevidas, cicatriza as feridas das nossas dores, anestesia as chagas abertas. Ajuda-nos a amadurecer, através do exercício sadio da reflexão, e a usar de ponderação e bom senso. Jesus com seu Espírito nos faz entender as grandes verdades e destruir as falsidades e os valores ilusórios. Jesus é o Mestre que ensina sem pressa, aguarda e espera que cada um por sua vez se disponha a crescer, a servir e ser feliz. Jesus veio nos mostrar que o Amor supera tudo e permanecerá para sempre.

O Advento é tempo propício para uma Confissão bem-feita e voltar a participar da Santa Missa e da vida da Comunidade de fé.
Jesus “é o Caminho”. Nos primeiros tempos os cristãos eram conhecidos como “os do Caminho”. Caminhar juntos é o significado da palavra Sínodo. Por isso, a Igreja realiza Sínodos para que assim aprendamos a caminhar juntos, segundo o sugestivo tema do Sínodo atual: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Este Natal está inserido no 3º Ano Vocacional do Brasil. A oportunidade que cada um e cada uma de nós tem de realizar um novo encontro com Jesus e de descobrir o seu amor traz a graça de entender o que é “vocação” e perceber o seu chamado. Vocação é graça e missão. Estabelecer uma relação de amizade com Jesus faz os corações arderem e os pés se colocarem a caminho.

Agradeçamos a Deus por tudo o que nos concedeu ao longo deste ano que finda. Que o Natal nos ajude a perceber, na simplicidade do Deus Menino, a abertura do Caminho para o Tempo Eterno. E porque sempre é tempo de amar, desejo a você e aos seus um Natal com Deus e as bênçãos dEle para o Novo Ano.