Comentário: Onde estão os bons funcionários?

Por Patrícia Crestani
Master Coach e Consultora de negócios

Toda vez que estou sentada com um gestor ou gestora em uma reunião de consultoria, essa pergunta aparece: onde estão os bons funcionários? Independente do tamanho da empresa ou da área de atuação, a dúvida é a mesma, e isso indica uma forte necessidade por melhores profissionais.

 

O fato é que os bons funcionários, muito provavelmente, já estão empregados. Os bons funcionários não estão atrás de um emprego. Eles estão construindo suas carreiras, pois desde cedo entenderam que são responsáveis pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional. Estes funcionários buscaram uma boa formação e se dedicaram a aprender o máximo que podiam. Logo, foram para empresas que necessitavam de sua capacidade técnica e intelectual, e treinaram suas habilidades, aprenderam novas e acrescentaram experiências ao seu currículo.

 

Então, ao longo do tempo, amadureceram profissionalmente tornando-se profissionais qualificados e competitivos demais para o cargo que ocupavam. Chegaram à conclusão de que haviam esgotado as possibilidades de crescimento financeiro e profissional dentro daquela empresa e desafiaram-se a crescer em outra. E assim farão ao longo de sua vida, se não optarem por empreender em seus próprios negócios – mas isso é assunto para outro artigo.

 

Preciso lembrar que tem uma característica comum entre os bons funcionários, eles são auto responsáveis. A auto responsabilidade os coloca como protagonistas de suas vidas e carreiras e assim eles criam oportunidades para se desenvolver e vão escolher as melhores opções que aparecerem.

 

Os bons funcionários não aceitarão trabalhar para empresas que não tem um plano de carreira bem estabelecido, que não tem uma boa reputação no mercado, que não apresentem bons benefícios materiais (pagamentos, estrutura física, etc) e imateriais (ambiente de trabalho saudável, satisfação, respeito, etc) ou empresas que vêem as pessoas apenas como número.

 

A contratação de bons funcionários é uma via de mão dupla e depende do empenho, tanto da empresa quanto dos futuros funcionários. Se você que está lendo esse artigo representa uma empresa e está em busca de bons funcionários, eu aconselho você a avaliar sua gestão, seus processos internos, sua capacidade de crescimento, seu plano de carreira e os benefícios que sua empresa oferece para bons funcionários. Outra sugestão é tornar os funcionários que sua empresa já tem em bons funcionários.

 

Agora se você que está lendo esse artigo for um profissional em busca de uma boa empresa, eu aconselho você a analisar suas capacidades técnicas, seu plano pessoal de carreira, suas habilidades comportamentais e suas necessidades de desenvolvimento e buscar tornar-se o melhor funcionário possível.
Todos ganham quando encontros entre boas empresas e bons funcionários acontecem.