Auriculoterapia

Por Gabriela Plentz Stein | Fisioterapeuta | Crefito 5 – 209.217-F | Formação em auriculoterapia pela Associação Brasileira de Acupuntura | atende na Clínica Leben R. Quinze de Novembro, 114 – Centro, Sapiranga

 

Região – A auriculoterapia é uma ramificação da acupuntura, práticas da Medicina Tradicional Chinesa, oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que apresenta excelentes resultados, além de ser pouco invasivo e muito bem aceito por quem utiliza o tratamento.

Consiste no estímulo mecânico através de agulhas, esferas ou sementes em pontos específicos do pavilhão auricular. Esses pontos foram mapeados na orelha e representam todas as regiões e órgãos do corpo humano. Esses pontos se tornam reativos quando há um processo patológico em sua zona correspondente do corpo. É indicado para o tratamento de diversos problemas de saúde, como dores crônicas, obesidade, insônia, tabagismo, ansiedade, estresse, constipação, enxaqueca, rinite, distúrbios menstruais, etc.

Ao estimular um ponto auricular, o paciente pode relatar diferentes manifestações, como calor no pavilhão auricular que se reflete em partes do corpo ou uma sensação de corrente que corre pelo corpo. Além disso, na maioria dos casos, a melhora dos sintomas é percebida logo após a sessão.

É importante destacar que a auriculoterapia não trata a doença em si, mas tem como objetivo diminuir e até mesmo eliminar seus sinais e sintomas. Uma pessoa com obesidade, por exemplo, precisa de dieta e atividade física para perder peso, porém a auriculoterapia auxilia nas questões ligadas a ela, como a ansiedade.