Artigo: “Um RH além das competências técnicas”, por Dion Costa

No ano passado, participei em Porto Alegre de um Workshop onde se falava sobre a importância do profissional do RH nas empresas, ministrada por Angelita Garcia, especialista em design comportamental.
Segundo Angelita Garcia, hoje mais do que nunca, é fundamental que o gestor de recursos humanos esteja preparado para ir além da análise de competências técnicas.

Concordo com a professora Angelita, que precisamos de gestores que possuam autopercepção de suas capacidades e necessidades de atualização e preparo.

E, em minha opinião, não adianta manter práticas obsoletas e continuar acreditando que os talentos vão chegar à empresa e permanecer nela por muitos anos.

Encontrar e contratar os melhores talentos são desafios cada vez maiores, principalmente com as novas gerações que valorizam itens diferentes dos colaboradores do passado.

A pesquisa “millennials in Europa and brazil”, realizada online pelo grupo geometry/wpp, com cerca de 2 mil pessoas de 18 a 20 anos, aponta que “Qualidade de vida” é o item mais valorizado pelos entrevistados, escolhido por 38%, e em segundo “carreira e dinheiro”, escolhido por 27% dos entrevistados.

Nesse cenário é preciso que o profissional do RH tenha em mente que é preciso ir além do processo padrão.

Ao atuar com gestão de pessoas é necessário elaborar programas que superem apenas bons salários e benefícios, além disso, é preciso apresentar esses novos processos para os colaboradores que já fazem frente ao time.

Eu acredito e asseguro que os líderes de hoje precisam de um novo conjunto de conhecimento e habilidades, para lidar com novas mudanças que acontecem todos os dias.

Acredito que para o sucesso da empresa, o RH precisa trabalhar em conjunto com os líderes e gerentes da empresa em que atua.

É necessário que o profissional de RH saiba conduzir essa mudança dentro da empresa, ajudando a desenvolver líderes de alto desempenho e que entendam as novas dinâmicas do mercado.