Artigo: “Onde está Deus?”, por Marco Cassel

Dia desses estava pensando onde poderia encontrar Deus. Talvez Ele estivesse num lar de idosos…fui até lá procurá-Lo e emocionei-me com a dor que alguns sentiam por causa da saudade de seus familiares. Saí com o coração partido, pensando no que havia visto, mas Deus não estava lá. Então pensei que poderia estar num orfanato e fui até um, quanta alegria senti quando vi aquelas crianças todas brincando, como irmãs de sangue, apenas por morarem juntas. Crianças de todas as idades, mas com algo em comum…estavam longe de seus familiares. Olhavam-me com o olhar de quem procura um pai, nesse momento pensei na diferença entre meus filhos, que têm uma família, e essas crianças. Também saí de lá com o coração diferente, repleto de uma sensação que misturava dor e bons sentimentos, não sei explicar, mas Deus também não estava lá.

Enquanto continuava minhas andanças em busca Dele, passei por uma mãe que amamentava seu filho no banco de uma praça…existia tanta sacralidade naquela cena, pensei em Maria amamentando o pequeno Jesus, lembrei-me de minha mãe, minha esposa amamentando nossos filhos…que sentimento bom, mas continuei minha busca por Deus, desta vez, no hospital de minha cidade.

Conversei com algumas pessoas que estavam doentes, algumas sem esperança, desanimadas, outras, ao contrário, muito esperançosas e cheias de vida, o que contrastava com o momento que viviam…e eu, cheio de saúde e reclamando de muita coisa em minha vida…foi uma lição. Temos tanto, mas ainda assim reclamamos da vida. Porém, saí frustrado porque não havia encontrado Deus.

Voltando para casa passei por jardins que me fizeram um pouco mais feliz, vi pássaros cheios de vida com filhotes nos ninhos, a primavera explodindo em flores, mas estava frustrado por não tê-Lo encontrado. Já em casa, estava lavando o rosto, tirando o calor de minha caminhada, quando olhei no espelho e pensei em todas as situações que vivi durante o dia. Emocionei-me com muita coisa que relembrei, fiquei com os olhos marejados e neste momento coloquei um sorriso no rosto, porque compreendi que Deus estava em todas as situações pelas quais havia passado. Era Ele quem me conduzia o tempo todo e ao mesmo tempo estava em todas as situações, ensinando-me que não precisamos procurá-Lo em nenhum lugar específico, pois Ele vive dentro de nós, por isso ficamos sensibilizados com os acontecimentos, e também fora de nós, em tudo o que nos faz aprender sobre a vida, inclusive em nossa racionalidade.

palestrante@marcocassel.com.br