Artigo: Exercício físico no tratamento da fibromialgia, por Gabriela Plentz Stein

A fibromialgia é uma doença que se apresenta como dor crônica generalizada e está associada a sintomas como fadiga, ansiedade, depressão e distúrbios do sono; trazendo impactos físicos, sociais e psicológicos.
O tratamento da fibromialgia deve ter uma abordagem multidisciplinar, englobando educação do paciente, medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, higiene do sono e exercícios físicos.
Dentre todos os tratamentos, o que é fortemente recomendado e comprovado em estudos realizados sobre a fibromialgia é o exercício físico. Evidências mostram que exercícios aeróbicos (caminhar, correr, pedalar, etc.) e fortalecimento muscular reduzem dor e gravidade da doença. Para os sintomas depressivos, a combinação de exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular e alongamentos é efetiva para reduzi-los.

Como decidir então qual o melhor exercício e a frequência? Não existe um consenso acerca do melhor método ou tipo de exercício. Pilates, musculação, hidroginástica, natação, caminhadas, pedal, todas auxiliam na melhora da qualidade de vida e dos sintomas da doença. O mais importante é que seja uma atividade prazerosa para a pessoa e que ela consiga adaptar à sua rotina. Evidências sugerem para melhores resultados a prática de duas a três sessões de atividade física por semana, de leve a moderada, com duração de 30 a 45 minutos.
É importante lembrar que independentemente do tipo de exercício escolhido, ele deverá ser introduzido na rotina aos poucos, intensificando gradualmente, já que nos primeiros dias as dores e fadiga podem ser exacerbadas.