Artigo: “É possível sentir felicidade no trabalho?”, por Marco Cassel

É possível, desde que a tenhamos conosco. Felicidade é algo subjetivo, depende de cada um.
No trabalho podemos ter um ambiente agradável, alegria, união, criatividade, flexibilidade, bem-estar… E tudo isso pode colaborar para que nossa vida seja mais feliz. Ter um ambiente de trabalho saudável é importantíssimo, visto que passamos grande parte do dia nele. Mas o que fazer para que seja agradável?
Todo ambiente de trabalho deve ter um certo grau de descontração. Ambientes pesados e extremamente rígidos tornam os semblantes pesados e rígidos. Quando não há descontração, não há criatividade.
Devemos também permitir que as pessoas tomem decisões, ou ao menos possam opinar a respeito do trabalho, porque isso fará com que se sintam úteis e “parte do processo”. Quando apenas executam tarefas e lhes cabem apenas executá-las, perdem a iniciativa.
Importante, também, é elogiar. Geralmente as pessoas recebem críticas quando falham, mas nenhum elogio quando acertam. Isso desmotiva. Quando temos o hábito de elogiar os colegas, teremos maior abertura quando for necessário fazer uma crítica. E quando houver a necessidade de corrigir alguma coisa há que ter respeito, falar de forma tranquila, sem gritos ou xingamentos.
E como é bom quando alguém chega no trabalho e diz “bom dia”, não por obrigação, mas por desejar que as pessoas tenham um dia agradável, e que se responda ao cumprimento com um sorriso. Este é o prenúncio de que o período de trabalho será prazeroso.
Colocar as pessoas certas nas tarefas certas, também faz parte de um ambiente agradável. Pessoas que têm habilidade para lidar com pessoas e estão apenas realizando tarefas burocráticas, não devem estar bem; indivíduos que amam sentar-se atrás de um computador ou de uma pilha de papéis, caso estejam no balcão atendendo clientes, provavelmente estarão frustrados. Por isso, muitas vezes, a equipe não rende, as pessoas ficam desanimadas e não nos damos conta de que os “papéis” estão trocados.
Essas são algumas dicas para que tenhamos um ambiente de trabalho agradável e prazeroso, que contribua no sentido de buscarmos aquela sensação de plenitude que existe dentro de cada um de nós e que chamamos de felicidade. Perceba que não utilizei expressões como, colaboradores, servidores, funcionários, mas pessoas. Talvez esse seja um dos pontos principais para a felicidade humana, inclusive no trabalho, a ser destacado num mundo altamente tecnológico, materialista e artificial. Somos pessoas, seres humanos, para além de nossos rótulos.