Artigo de opinião: Volta às aulas na pandemia

Por Issur Koch (PP)*

São vários os desafios a serem enfrentados, neste cenário de pandemia, pelos gestores de políticas educacionais e comunidades escolares das redes públicas e privadas. O emocional deve ser prioridade, assim como o pedagógico, em maior ou igual escala.

Todos concordam que a Educação tem papel fundamental para nossas crianças, adolescentes e jovens. A qualidade do ensino deve seguir sendo assegurada, em paralelo ao respeito a todos os protocolos sanitários. Nesse sentido, temos lutado pela priorização dos educadores e profissionais da Educação na vacinação da Covid-19, visando os cuidados com todos, inclusive aos familiares.

O ano de 2020 representou grande transição na Educação com suspensão das aulas presenciais e rápida mudança nas atividades escolares para plataformas digitais. E como será 2021? A palavra de ordem é humanização, com acolhimento e escuta. É preciso estabelecer uma sensação de segurança física e mental, bem como criar um ambiente de readaptação e estímulo para a continuidade dos estudos.

A partir de realização de diagnóstico da realidade de cada escola, um plano de ação é necessário para retornar às atividades presenciais e/ou híbridas, com segurança. A defasagem na aprendizagem deve ser recuperada, com reformulação do calendário escolar e planos pedagógicos, conforme a necessidade, sem deixar de levar em conta o contexto emocional para estudantes e professores.

A escola terá, mais uma vez, um papel muito importante e significativo no processo de ressocialização de todos. Afinal, o Rio Grande que queremos, começa na sala de aula!

*Professor e deputado estadual

professor.issurkoch@al.rs.gov.br