Região – A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”. A Sicredi Caminho das Águas, com mais de 100 anos de história, celebra o marco que destaca a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável.
Francisco Ferreira, vicepresidente do Conselho de Administração, afirma que o reconhecimento reflete valores como cooperação, solidariedade e democracia. “Esse anúncio valida a contribuição das cooperativas para o fortalecimento das comunidades e nos incentiva a ampliar iniciativas de impacto positivo, local e globalmente”, destaca. Entre os planos da cooperativa estão o Memorial de Resgate da História, a ExpoCoop e a Incubadora de Cooperativas, em parceria com a Faccat, que apoiará novas iniciativas.
Além disso, projetos como cooperativas escolares, inclusão digital e capacitação de associados seguem fortalecendo comunidades. “Contamos, ainda, com 180 coordenadores de núcleo, que garantem representatividade e proximidade no dia a dia”, explica Ferreira.
Iniciativas para 2025
Para 2025, a Sicredi Caminho das Águas ampliará ações como o Memorial de Resgate da História, a ExpoCoop e a Incubadora de Cooperativas, em parceria com a Faccat. A cooperativa também continuará com iniciativas como o Bem-estar Financeiro e a inclusão digital. Programas de apoio a pequenos agricultores e empreendedores locais seguem com foco no desenvolvimento sustentável.


















































