Governo Federal conclui concessão de parques turísticos da região da serra

O modelo de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente (MMA) concluiu hoje a privatização de mais dois parques localizados no estado do Rio Grande do Sul, sendo estes: Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, localizados entre os municípios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC).

 

Esta concessão, apoiada pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), marca a diversificação da agenda deste modelo do Governo Federal, que contribui para a conservação ambiental sob rigorosos critérios de sustentabilidade. O desenvolvimento do ecoturismo faz parte do plano do MMA para a conservação ambiental que, na visão dos ministros, gera empregos e um aumento na renda regional.

De acordo com o novo modelo do MMA, o concessionário fica responsável pela revitalização, modernização, operação, manutenção dos parques, além de serviços de apoio aos turistas, o que inclui alimentação, estacionamento e segurança. Com isso, os órgãos ambientais ficam aptos a proteção ambiental, foco principal do Ministério.

Os parques de Aparados da Serra e Serra Geral conservam campos e penhascos de mata atlântica que abrigam inúmeros animais exóticos e alguns em risco de extinção, como jaguatiricas e papagaios-de-peito-roxo, e se juntam as já concessionadas Floresta Nacional de Canela e Floresta Nacional de São Francisco de Paula.