Rua Kraemer-Eck segue instável; prefeitura aguarda para iniciar as obras

Sapiranga – Contornando problemas. É desta forma que a Prefeitura de Sapiranga está se manifestando diante da atual situação da rua Kraemer-Eck, que liga o município a Dois Irmãos e que, há aproximadamente dois meses, está parcialmente interditada.

 

Após as fortes chuvas registradas no mês de junho, a via apresentou desníveis e rachaduras, trazendo perigo para os usuários do trecho. Foi aí que o Executivo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade, junto ao Departamento de Trânsito, decidiu bloquear a passagem de veículos em um dos sentidos da via (Sapiranga – Dois Irmãos) em um trecho de quase 70 metros.

A medida adotada é em caráter provisório, pois o trecho ainda não pode receber soluções definitivas. O motivo, entretanto, é o estado da pista que ainda pode sofrer alterações.

Cedência do solo atrasa etapa prática das obras

Em diálogo com o secretário responsável pela pasta, Maurício Regla, a descrição do fato foi de que a pista ainda está instável, com alguns registros de cedência do solo e novos “afundamentos” ainda em andamento. “Enquanto aquilo (estrada) não parar de ceder, não temos condições de fazer a obra”, menciona Regla, que aguarda a estabilização do trecho para início das obras.

A situação recebe os olhares da secretaria desde o início. Porém, no mês de julho, quando fortes chuvas voltaram a atingir o Estado, a manutenção, que poderia ocorrer, teve que ser novamente adiada. Conforme a equipe de engenharia da prefeitura, o projeto já está elaborado e a licitação para obra encaminhada. A partir de novembro, período em que as chuvas devem diminuir, os trabalhos visíveis deverão iniciar.

Origem do problema

O trecho instável da Kraemer-Eck apresenta cursos de água muitos metros abaixo de onde ocorre a circulação. Esse é o principal motivo das rachaduras e desníveis observados recentemente, conforme a secretaria. Responsável pela demarcação da pista, o Departamento de Trânsito informa que 50 cones foram furtados ou danificados no local.