Nova Hartz inicia pavimentações com investimentos de R$ 3 milhões

Nova Hartz – Moradores dos bairros Progresso e Imigrante, em Nova Hartz, iniciam 2024 com perspectiva de mudança. As comunidades em questão, especialmente as que residem em frente as ruas Independência e Vicente Mello, respectivamente, observam o início de trabalhos que visam qualificar as vias neste início de janeiro.

 

As obras, previstas para dezembro, sofreram um atraso em decorrência das chuvas nos meses de outubro e novembro, que afetaram outras atividades no município e, por consequência, adiaram o início das pavimentações em questão. De todo modo, o trabalho topográfico já está em andamento e, a partir dele, drenagem, preparo de base e aplicação do PAVS (blocos de concreto), a própria pavimentação.

Os esforços da Administração em seguir pavimentando a cidade, neste projeto, estão alinhados com o Finisa, um financiamento entre a Prefeitura de Nova Hartz e a Caixa Econômica Federal. É através dele que os mais de R$ 3 milhões desembolsados na obra são empenhados.

Prazos e demais atividades

Em fase inicial, as obras na Independência e na Vicente Mello devem acabar até o mês de junho. Ao todo, são quase 2,5 km a serem pavimentados, sendo 1,3 km da Vicente Mello e pouco mais de 1 km da Independência.

A fim de padronizar todo o trabalho, a rua Vicente Mello, que possui um trecho com pavimentação irregular, recebe uma atenção especial. Todo o trecho em questão será removido e, posteriormente, substituído pelo pavimento utilizado em toda a via.

Durante 2024, a Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos, incumbida das atividades de pavimentação, planeja um ano cheio. “Esse ano promete”, define o secretário, William da Silva, que descreve um total de “10” frentes que irão organizar as ações na cidade, entre um pacote de pavimentação no bairro Liberdade, outro no Centro, início da reconstrução dos gabiões na Av. Irmãos Hartz, a ampliação da Rua Coberta e mais algumas qualificações visadas em Nova Hartz.

Demanda antiga e qualidade de vida para os moradores

“É uma demanda antiga. São duas localidades onde existem núcleos urbanos mais afastados do restante do bairro. Essas vias dependem de manutenção contínua. Passa a patrola hoje, coloca saibro; choveu, todo trabalho que foi realizado acaba indo embora. Sem contar isso, a questão de qualidade de vida dessa comunidade, tanto da Vicente Mello, quanto da Independência. São populações que sofrem muito, tanto no verão como no inverno. No inverno com a questão das chuvas e da quantidade de barro que aumenta, e o verão a questão da poeira”, destaca o secretário de Planejamento, William da Silva.