Moradores de Araricá reivindicam transporte público

A industriária Aurea Aparecida Nunes Muller é moradora da localidade de Porto Palmeira em Araricá há 28 anos. Ela e muitos outros vizinhos e de localidades próximas como Campo da Brazina e Floresta trabalham em empresas no Centro e em outros locais da cidade e precisam utilizar veículo próprio, bicicleta, moto ou até mesmo caminhar até seus destinos, uma vez que as localidades não possuem atendimento com transporte público.

Pensando em uma solução para o problema, Aurea idealizou um abaixo-assinado e reuniu mais de 160 assinaturas de pessoas que, assim como ela, entendem como necessário o transporte público na região. “Uma linha, com alguns horários no dia, já resolveria nosso problema”, detalha a industriária. “Desde que moro aqui esse é uma demanda que tenho, mas nunca consegui que fosse atendida. Espero que agora, com todas as assinaturas e a ajuda da vereadora Tanara [Werb-União Brasil] isso possa ser resolvido”, completa.

No fim de 2022, o abaixo-assinado foi protocolado na prefeitura, formalizando o pedido dos moradores. “Eu ainda sou uma privilegiada que posso usar o carro para ir trabalhar, mas tem gente que vai caminhando e só até a RS-239 é quase uma hora”, cita Aurea, sobre as dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos trabalhadores.

Vereadora acompanha a situação

Além do abaixo-assinado, Aurea também buscou a ajuda no Poder Legislativo com a vereadora Tanara Werb (União Brasil). A presidente da Câmara também está acompanhando o caso e, ainda em 2021, protocolou indicação reivindicando transporte público entre o Centro e os bairros da cidade. “Esta pauta veio para mim durante a campanha, quando visitei a Dona Aurea e ela pediu, caso eu me elegesse, para batalhar por isto. Então foi que surgiu a indicação, mas até o momento sem sucesso”, informa Tanara. “Agora fiz um reforço na indicação, que vai ser apresentada na primeira sessão do ano, citando o abaixo-assinado”, acrescenta a vereadora.

Em uma de suas manifestações em tribuna no ano de 2022, a vereadora Tanara citou o caso do transporte público, levando como exemplo uma edição do Jornal Repercussão que tinha como manchete a implantação do transporte público gratuito em Parobé, idealizado na administração do prefeito Diego Picucha.

“Vejam essa foto do capa do Repercussão. Ela mostra o prefeito de Parobé, Diego Picucha, possibilitando transporte gratuito à população. Quem quer acha um jeito. Nossa cidade também precisa avançar nesse tema”, pontuou a vereadora na sessão de 28 de março de 2022.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Araricá que, até o fechamento desta reportagem, não se manifestou sobre o assunto.