Lombadas eletrônicas são reativadas na RS-239. Trecho de Nova Hartz da rodovia ganha pardal

Na tentativa de amenizar os acidentes que vinham ocorrendo na RS-239, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), juntamente com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), está reativando as lombadas eletrônicas em trechos da rodovia. A medida, integra o serviço de monitoramento da empresa Perkons, responsável pela manutenção dos equipamentos e tem como objetivo trazer segurança e melhor fluidez para o trânsito nos trechos.

 

Os controladores de velocidade estão voltando ao funcionamento em locais onde o número de acidentes teve um aumento considerável e preocupou os órgãos responsáveis. O primeiro, em Novo Hamburgo, fica no km 17. O segundo, localizado na cidade de Sapiranga, próximo a Calçados Beira-Rio, está no km 29. Por fim, o último dos controladores está em Taquara, no km 51, próximo ao entroncamento da RS-020.

Para que fossem definidos os pontos de reativação dos controladores, um estudo foi realizado pela EGR em um trabalho que contou com o DAER, o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e as prefeituras dos vales do Sinos e Paranhana, que identificaram a necessidade destes dispositivos que podem ajudar a diminuir o número de acidentes.

Um dos pontos que vai receber novamente a sinalização (em frente a Calçados Beira-Rio é desejo antigo de lideranças da região, como o deputado estadual Issur Koch. O controlador de velocidade era uma medida que já vinha sendo solicitada pelo recorrente registro de acidentes no local e excessos de velocidade.

Trechos em que o trânsito poderá ser mais seguro

A partir da ativação das lombadas eletrônicas, o entendimento do DAER é de que a diminuição das infrações por parte dos condutores passe a acontecer. Um dos pontos determinantes para a ativação foi o número de acidentes vinham sendo registrados nos trechos que estavam sem os controladores. Ainda segundo a companhia, o funcionamento destes aparelhos ocasionará, em trechos como os de acesso aos municípios de Araricá e Nova Hartz, nos Kms 35 e 39 respectivamente, o deslocamento com maior segurança, uma vez que ambas as cidades não contam com rótulas de acesso. Vale ressaltar que estes pontos foram de acidentes fatais. Em outubro do ano passado, uma jovem que saía do trabalho foi atropelada e não resistiu aos ferimentos próxima a entrada de Nova Hartz. Também em 2021, um motorista perdeu o controle do seu veículo e acabou colidindo no canteiro central da rodovia, em Araricá, e veio a óbito.

Além dos pontos citados, outro local que irá receber a lombada eletrônica é o Km 31, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária, onde também já foram registrados acidentes no perímetro.