Detran revela dados sobre acidentes de trânsito nos vales do Sinos e Paranhana

Região – Campo Bom é o município da área de abrangência do Grupo Repercussão com mais acidentes fatais nas vias municipais. Sapiranga é o 41º município do Estado com mais acidentes fatais, sendo 8 acidentes que resultaram em 8 mortes (6 acidentes ocorridos em vias municipais). Igrejinha registrou o menor índice de acidentes fatais no trânsito, em 2020, foram quatro acidente fatais ao longo do ano passado. O ano de 2016 foi o mais violento no trânsito de Parobé, quando a cidade registrou 18 mortes em decorrência de lesões causadas em acidentes no trânsito, enquanto os menores índices de acidentalidade no municpio foram constatados nos anos de 2018 e 2020, quando ocorreram quatro acidentes fatais.

 

As constatações acima foram feitas a partir de levantamento inédito do DetranRS divulgado nesta Semana Nacional de Trânsito. O estudo inclui, pela primeira vez, os acidentes de trânsito com lesão corporal e com danos materiais, além de acidentes fatais, que já eram analisados. A base de dados é o Sistema Consultas Integradas, da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os diagnósticos do DetranRS visam subsidiar as prefeituras para atuarem com mais precisão nos problemas específicos de cada localidade. Inicialmente, foram realizados estudos dos 34 municípios que integram o Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (Ggim Poa), dentro do programa RS Seguro do governo do Estado, e outros 16 com alto índice de acidentalidade, totalizando 50.

Diagnósticos individualizados enviados às cidades

Foram analisados todos os 8.708 acidentes fatais no período de 2010 a 2019, além de um total de 62.648 acidentes com lesão e 134.317 ocorrências com danos materiais dos últimos três anos. Os diagnósticos individualizados dos 50 municípios foram encaminhados às secretarias de trânsito das prefeituras, oferecendo assessoria para a avaliação dos dados e desenvolvimento de intervenções de engenharia, educação ou fiscalização.
Os municípios podem também solicitar ao DetranRS e à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a inclusão no programa Vida no Trânsito, iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. O programa, que analisa minuciosamente a acidentalidade nas localidades e propõe soluções específicas, trouxe resultados em Porto Alegre e deve ser estendido para outros municípios do Estado.
O diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci reforça o convite para os municípios analisarem os diagnósticos realizados e coloca o DetranRS à disposição para, em parceria com as equipes locais, desenvolver ações mais efetivas de prevenção da acidentalidade.