Detalhes separam início das obras da rótula na RS-464 em Nova Hartz

Em 2021, quando era presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza esteve no local onde a rótula será construída Foto: Arquivo JR

Um assunto que há muito tempo espera por solução pode ter novos desdobramentos em breve. A construção de uma rótula na RS-464, em Nova Hartz, no acesso ao Loteamento Ipê aguarda alguns detalhes para que os operários possam desembarcar no local e iniciar os serviços. A FEPAM já concedeu a autorização para a realização da obra.

A reportagem do Grupo Repercussão entrou em contato com o DAER solicitando previsão de início dos trabalhos e quais os detalhes que faltam para a obra iniciar, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno. A reportagem também apurou que os detalhes que impedem o início das obras são a retirada de postes do local. Conforme o vereador Sidnei Foss da Cruz (MDB), que acompanha as tratativas para a construção da obra, a retirada dos postes já foi solicitada à RGE, mas ainda não foi concretizada.

Em contato com a prefeitura, o secretário de Planejamento Urbano e Captação de Recursos, William da Silva, informou que a obra é de responsabilidade do Governo do Estado e do DAER e que, até o momento, não recebeu nenhum comunicado sobre o início das intervenções na RS-464. A licença concedida pela FEPAM para realização da obra encerra em 13 de julho de 2023.

“Não irei desistir até a conclusão”, afirma vereador

Dois meses após tomar posse em 2021, o vereador Sidnei Foss da Cruz (MDB) iniciou as tratativas junto ao então secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, para reivindicar a construção da rótula na RS-464. Ele também acompanhou visitas de autoridades ao local, como do presidente da Assembleia Legislativa em 2021, Gabriel Souza (MDB). “Não irei desistir sem estar concluída essa rótula de acesso do Loteamento Ipê”, afirma o parlamentar.

Gabriel acompanha

O deputado estadual Gabriel Souza segue acompanhando os desdobramentos para garantir o início das obras. Segundo ele, a rótula garantirá segurança aos motoristas. “Tivemos avanços importantes, como por exemplo a busca por parceria entre o Daer e o município para viabilizar a limpeza do local que vai receber o deslocamento na rótula da RS-464. Após isto, o serviço, estimado em R$ 1,1 milhão, poderá ser executado. Importante destacar que a intervenção na rodovia vai permitir aos motoristas que ingressem na rua utilizando a rótula em ambos os sentidos, assim como a disponibilidade do retorno. A mudança vai facilitar a passagem e dar maior segurança para as conversões”.

Capítulos da novela

A mobilização para construção da rótula na RS-464 é noticiada pelo Grupo Repercussão desde que as tratativas foram iniciadas. A visita do então presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), em 2021, foi notícia nas páginas do Repercussão, assim como a destinação de recursos do Governo do Estado pelo programa Avançar. Em fevereiro deste ano, no detalhamento dos investimentos do programa, o Governo do Estado confirmou a destinação de R$ 700 mil para realização da obra.