Controladores de velocidade na RS-239 não têm prazo para serem instalados

Prefeitura pediu controlador e mais sinalização no retorno do Amaral Ribeiro, no acesso à rua Nações Unidas, onde acidentes são frequentes - Foto: Henrique Ternus

Sapiranga – Desde o final do ano passado, os controladores de velocidade na RS-239 foram removidos, após o fim de contrato com a empresa Kopp. A previsão era de que os equipamentos, que em Sapiranga estavam localizados no trecho do km 30, próximo à Calçados Beira Rio, fossem reinstalados em fevereiro, quando o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, confirmou à prefeita sapiranguense, Carina Nath, no dia 27 de janeiro, que as lombadas seriam reinstaladas “nas próximas semanas”.

Entretanto, de acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), ainda não é possível confirmar uma data para a instalação dos controladores. “Já existe uma nova empresa responsável pelos controladores, a Perkons. Ela irá realizar a instalação dos novos equipamentos, após a execução de estudos técnicos que estão sendo contratados pela autarquia. Esse processo já está em andamento e uma empresa será contratada para realizar a análise em breve. É importante ressaltar que esses estudos que comprovam a real necessidade dos equipamentos são imprescindíveis para legitimar a homologação de multas no local”, explicou a assessoria do departamento, em nota enviada à reportagem.

Prefeitura no aguardo

O secretário de Planejamento de Sapiranga, Carlos Maurício Regla, afirmou que, até o momento, a prefeitura não recebeu nenhuma justificativa sobre a demora no processo de reinstalação dos equipamentos, ou prazo para que o processo fosse realizado. “Na conversa que tivemos no local e em reunião com a prefeita, com representantes do Daer e da EGR, é de que isso seria feito em breve, mas teríamos que aguardar um tempo porque era necessário tomar as decisões, e havia a necessidade do processo licitatório para os novos controladores. Pedimos para a EGR para melhorar a sinalização no trecho de acesso à rua Nações Unidas, e isso não foi feito. Passo frequentemente por ali e nem as placas de “Pare”, para quem vem da RS-239, que quer entrar na Nações Unidas no sentido Araricá-Sapiranga, foram colocadas. E as imprudências no local seguem. Não foi tomada nenhuma atitude pelos dois órgãos até o momento, e não foi por falta de cobrança da nossa parte. Esperamos que logo eles tenham condições de fazer o que foi prometido em reunião na prefeitura”, declarou o secretário.

Trecho em monitoramento

O Daer explicou também que os controladores devem permanecer nos mesmos locais em que já estavam anteriormente. “O Daer fez uma vistoria no quilômetro 31, no acesso ao Morro Ferrabraz, juntamente com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e prefeitura municipal. Neste momento, esse ponto está sendo monitorado, a fim de identificar quais intervenções devem ser feitas no local antes da implantação dos dispositivos, como renovação da sinalização”, explicou a entidade.

Procurada, a EGR não respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem.