Blitz educativa realizada pela Guarda Municipal de Trânsito de Sapiranga

Guarda Municipal, Guarda Mirim e Herta realizaram a blitz educativa I Foto: Luiza Simon

Sapiranga – Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

No Brasil, a campanha foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e possui como objetivo reforçar para a sociedade a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Com o tema deste ano sendo “No trânsito, escolha a vida”, o Departamento de Trânsito de Sapiranga realizou a blitz educativa no Centro do município, pelo período de uma hora, durante as tardes, entre os dias 11 e 17 de maio. Tendo como objetivo a conscientização pela prudência no trânsito, a ação contou com a presença da Guarda de Trânsito, Guarda Mirim e a participação artística da personagem Herta, que junto com seu fusca, possuía o papel de relembrar crianças e adultos sobre a importância de seguir a legislação de trânsito, diminuindo a incidência de acidentes e preservando vidas.

Mês importante

Sidnei Soares, Guarda de Trânsito de Sapiranga: “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre acidentes, infrações, tudo para amenizar o trânsito caótico que há hoje em dia. Aproveitamos o Maio Amarelo para incentivar algumas operações e situações no trânsito”.

Herta, personagem: “É muito importante a gente conseguir passar para as pessoas os bons hábitos durante o Maio Amarelo. Às vezes, as pessoas me dizem que já sabem como deve ser feito, mas na verdade sempre precisamos estar alertando. E como é bom termos um mês para isso”.

Ações feitas

Em alusão ao Maio Amarelo, algumas ações estão sendo realizadas pela Guarda Municipal de Sapiranga, além da blitz educativa, exemplo do intensivo da educação no trânsito, barreiras juntamente com a Brigada Militar. “Tudo para previnir e acidentes e também as infrações”, comenta Sidnei.

Maiores infrações em Sapiranga

Qualquer municipío possui suas infrações mais comuns no trânsito e, em Sapiranga, não seria diferente. Quando perguntado sobre o que mais via nos motoristas de errado enquanto dirigem, o chefe da Guarda de Trânsito é direto: “O nosso maior problema no trânsito é aquele ‘jeitinho brasileiro’. Aquela situação onde uma pessoa estaciona na vaga de deficiente, idoso e não é nenhum dos dois. É uma situação que atrapalha o outro que precisa. O maior problema que existe aqui [Sapiranga] são as infrações de estacionamento, juntamente com o uso do celular enquanto dirige”, finaliza Sidnei.